Nossa Equipe fala Exclusivo! com o Produtor do Tão Aguardado CD FOCUS 11!
Nossa matéria começa de forma diferente desta vez. A equipe do Cultura Leste discutindo pautas para novas coberturas e uma ligação muda os planos. Fomos convidados por Cristiano Oliveira a fazer a cobertura do show da banda Focus, no Gillans Rock Bar em SP.
Cristiano que junto com o nosso interprete, Gustavo Scremin, ajudou nesta matéria.
Nosso fotografo, Marcos Trojan, dirigiu-se ao local e acompanhou a passagem de som ,que ele definiu como uma obra de arte. As 20 hrs chegamos ao Gillans e surpresa, uma fila se formava em frente ao local uma hora antes da abertura dos portões. A surpresa não foi a fila e sim os jovens que estavam ansiosos para ver uma das maiores bandas da historia em ação. Isso mesmo o Focus renovando o seu público.
Por dentro a casa muito bem ambientada,um primor para quem gosta de rock dos anos 70.
Sentindo o clima do show e eis que surge o momento mais aguardado da noite.
Thijs Van Leer atravessa o palco e senta-se em frente ao seu companheiro de toda uma vida ,o Hammond C3. Sua flauta ecoa pelo salão.
Começa assim uma das mais belas apresentações que já tive o prazer de assistir. Anonymous contagia a galera presente que mal tem tempo de respirar quando na sequência house of the king tira o publico do chão, aquecendo a plateia para as duas pauladas que viriam a seguir Eruption e Sylvia. O mais incrível é que a banda não tinha um set list montado ,tudo era uma surpresa. O solo de batera de Pierre Van Der Linden antecede ao grande acontecimento da noite. Após uma hora e 20 de show a tão esperada Hocus Opus leva os presentes a loucura. O fim de mais uma apresentação impecável da Banda Focus no Brasil. Seria se após dois minutos de silencio a banda não voltasse para o Biss. Um espetáculo único ,vimos a ultima das grandes lendas vivas do Rock mostrar que o que é bom transcende o tempo. Após a apresentação a banda ficou por quase duas horas tirando fotos e autografando discos, cds e camisetas,tudo com muito bom humor.
Fim de show e o grande momento,muita gente querendo falar com a banda e imprensa tentando uma palavra ao menos. Nossa equipe furou todos os bloqueios e conseguiu em exclusividade conversar com Geert Scheijgrond, produtor do tão aguardado FOCUS 11 e o que vem a seguir é um furo que apenas o Cultura Leste em primeira mão trás para nossos leitores.Cultura Leste: como foi o processo de gravação do Focus 11?
Geert Scheijgrond– O Focus 11 na verdade precisa ter algumas canções regravadas,isso deixa o novo trabalho por enquanto estacionado.
O motivo no entanto decorre de um problema de fase nos microfones da bateria.
Logo após as gravações paramos para ouvir e observamos que estava conflitante os fases na captação. O foco agora neste momento é a divulgação do Family Album.
O CD Focus 11 foi captado por um outro profissional e quando parei para ouvir a primeira reação foi chamar a banda e conversarmos sobre a qualidade do material captado e em conjunto resolvemos aproveitar algumas musicas e regravar outras. Tivemos também alguns problemas na captação de Guitarra. Neste processo foi usado caixa com falante de 12 polegadas ,com apenas um microfone e um microfone Ribbon posicionado distante,quando na verdade eu gosto de trabalhar vários microfones, captando o som da guitarra e ambiência da sala. O som ficou magro e isso eu também quero refazer. Isso as vezes acontece,pois muitas vezes se consegue captar bem de primeira e as vezes precisa refazer o que chamamos de(risada) technical shit. Então considero isso uma pré produção ,embora algumas musicas tenham uma boa qualidade.
Cultura Leste – Vocês gravam Baixo ,Guitarra e Bateria tudo junto?
Geert Scheijgrond– Sim e muitas vezes gravamos junto o Gran Piano ou um Órgão junto,tudo como base. Pra depois ai sim fazer os Overdubs
Vamos refazer este material em um estúdio Vintage,construído pelos mesmos técnicos que projetaram o Abbey Road ,nos anos 50. Este estúdio tem muito equipamento Vintage.
Cultura Leste – Vocês costumam usar clic pra gravar?
Geert Scheijgrond– Enfático- Não nunca. O Pierre é o clic da banda,ele é a cara do FOCUS,um batera dos anos 70 e jamais usa clic. Ele é o nosso clic.
O FOCUS é uma banda muito dinâmica e seria muito difícil programar um clic pra um som com estas características. Este nosso colorido nas musicas vem justamente do Pierre.
Gravar uma banda como o FOCUS é diferente pois todos o takes são diferentes.
Não existe um take igual,não é uma banda que toca igual sempre,então tenho de estar preparado para captar esta essência.
show realizado no dia 16-09-2017. Nossa matéria acaba com aperto de mãos e uma certeza de saudade antes do tempo. Felizes, saímos tendo a certeza que vivemos um momento histórico. Aguardem!! fãs do Cultura Leste que tem mais Matérias Exclusivas Confira Abaixo um Trecho da Entrevista Exclusiva!!!
Agradecimentos a toda galera que trabalhou por esta matéria.
Allex Nascimento Gustavo Scremin (Gus Soularys-Greenhouse Studios-SP)
Marcos Trojan – Fotógrafo Cultura Leste
Cristiano Oliveira- Produtor do Evento que nos deu toda assessoria.
Banda Focus que fez um show inesquecível.
Geert Scheijgrond que nos recebeu para este bate papo após o show.
Gillans Rock Bar pela recepção calorosa a nossa equipe.