Tradicional circuito de teatro a céu aberto do país chega a sua 16 ª edição e se afirma como um projeto de cidadania cultural e ambiental

De 08 de maio a 12 de junho

Com mais de 520 apresentações em 25 cidades e 06 estados do país, o Teatro nos Parques é reconhecido como uma das maiores temporadas de Teatro ao ar livre oferecendo amplo panorama de estilos e poéticas desta modalidade cênica

Pia Fraus abriu circuito paulistano da 16 ª edição do Teatro  nos  Parques  patrocinado pela VR  (@vrbeneficios)

Desde a 1ª edição em setembro/2009, o Teatro nos Parques mostrou sua vocação de permanência e não parou de crescer até se consolidar como uma das maiores e mais completas mostras de teatro ao ar livre. Concebida com a intenção de trazer a arte para o cotidiano e torna-la acessível desmistificando a ideia que só pode estar presente em museus, bibliotecas ou teatros. Ao longo dos anos e a cada edição o propósito do projeto vem impactando positivamente na vida dos habitantes das cidades por meio da interação com o meio ambiente, da valorização de atitudes e hábitos inerentes à sociabilidade, ao convívio coletivo e ao respeito pelo patrimônio ambiental.

O Teatro nos Parques ganhou longevidade e este ano terá três edições previstas para acontecer em 14 cidades e 03 estados do país. A curadoria vai selecionar entre 20 a 40 grupos. O Teatro nos Parques foi pioneiro em realizar temporadas teatrais em vez de fazer apresentações pontuais e essa iniciativa ganhou tanto a aprovação do público quanto da classe artística que passaram a ver os parques também como espaços culturais. Com isto, o número de grupos e apresentações teatrais em parques públicos aumentaram consideravelmente desde a 1ª edição.

Segundo os organizadores da Mostra, Edson Caeiro e Roberto Rosa o Teatro nos Parques contabiliza mais de 520 apresentações nas 25 cidades de 6 estados do país e mais de 100 grupos teatrais brasileiros se apresentaram desde a 1a edição.

Complementando a programação, em cada parque são realizadas oficinas ou atividades lúdicas, voltadas ao brincar com ênfase nos conceitos básicos de sustentabilidade, na cultura da preservação e do reaproveitamento de materiais recicláveis e orgânicos.

“Estamos muito felizes em apoiar o projeto, fortalecendo nosso compromisso em disseminar o acesso à cultura. Para nós, trata-se de cuidar e apoiar o trabalhador e sua família. A relação entre a VR e as pessoas é algo muito além de benefícios”, afirma Paulo Roberto Esteves Grigorovski, diretor executivo de Marketing e Serviços ao Trabalhador, da VR.

A cada edição cerca de 120 profissionais são contratados entre artistas, técnicos, produtores e prestadores de serviços, que se tornam possíveis com as parcerias estabelecidas com os poderes públicos federal, municipal e estadual, sociedade civil e apoio das associações de moradores, as culturais ou esportivas.

A Estima Cultural, produtora responsável pela realização do projeto, busca parceiros que acreditam no poder da cultura de transformar a sociedade e fortalecer a cidadania. São empresas que fazem uso de leis de incentivo à cultura, como PRO-MAC e PROAC ICMS, respectivamente, da cidade e do estado de São Paulo; e, a LEI DE INCENTIVO À CULTURA do governo Federal, para investirem na preservação da identidade cultural brasileira e nas bases de um mundo sustentável.

Conforme conceito do direito à cidade desenvolvido pela Organização das Nações Unidas – ONU “consiste no direito de todos os habitantes, presentes e futuros, temporários e permanentes, para usar, ocupar e produzir cidades justas, inclusivas e sustentáveis, aldeias e assentamentos, entendidos como um bem comum essencial para uma vida plena e decente”.

Um pouco do Teatro de Rua no Brasil

Influenciado pelo Teatro de Feira e Commedia Dell’arte trazido ao país e pelas manifestações culturais populares folclóricas de origens indígenas e afro- brasileiras como bumba meu boi, maracatu, cortejos ou carnaval que traziam algum tipo de teatralidade, o teatro de rua foi expandindo e ganhando adeptos em todo o país. Muitos grupos e artistas se dedicam à pesquisa da modalidade, que ganhou força no contexto de mobilização política dos anos 1970, com a criação do Centro Popular de Cultura. Um dos exemplos da fusão entre teatro e carnaval é a do grupo carioca “Tá na Rua”, fundado pelo encenador Amir Haddad, que acredita ser o teatro a arte do futuro, a única talvez que se mantêm dentro do propósito de fornecer ao ser humano espaço para o seu sentimento gregário e comunitário.

Outros destaques de grupos desta área são o Pombas Urbanas, o Teatro de Anônimo, Ói Nóis Aqui Traveiz, o Galpão, os Parlapatões, Grupo Rosa dos Ventos,a Cia. São Jorge de Variedades, a Trupe Olho da Rua e a Grande

Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, o Coletivo Estopô Balaio entre muitos outros, que se afirmaram no cenário teatral contemporâneo.

TEATRO NOS PARQUES

O TEATRO NOS PARQUES escolhe espetáculos de teatro e circo acessíveis a todas as idades e classes sociais. As apresentações são gratuitas, com acessibilidade garantida a todos. A programação diversificada traz diferentes gêneros teatrais como a fábula, a comédia, o auto, o teatro de formas animadas e bonecos, teatro de rua, o circo, a pantomima, e outros.

O projeto colabora para melhor integrar os parques aos moradores residentes no entorno e atrair a presença de novos visitantes, contribuindo para consolidá-los como espaços de lazer e de enriquecimento cultural.

O TEATRO NOS PARQUES facilita o acesso da população aos espetáculos por apresentá-los, gratuitamente, em parques próximos de suas residências, promovendo inclusão social e cultural.

A ESTIMA CULTURAL atua na GESTÃO e realização de ações voltadas para facilitar o acesso da população aos bens culturais. Seus projetos têm alcançado êxito e provocado encantamento em pessoas das mais diversas faixas etárias e classes sociais, possibilitando que a arte seja reconhecida como elemento de apreciação e geração de renda.

Os Projetos da ESTIMA buscam promover a cultura e as artes brasileiras, oferecendo à população programações gratuitas acessíveis e de qualidade. Ao mesmo tempo em que investe na geração de trabalho e renda para a extensa cadeia produtiva formada por profissionais e prestadores de serviços envolvidos na realização de eventos e programas culturais.

Sobre a VR:

Um novo olhar sobre o dia a dia dos empreendedores, trabalhadores e suas famílias nos fez ir muito além dos benefícios, em uma relação com mais propósito para todos. Somos VR, uma empresa Humana e tech. Tecnologia para dar mais para as pessoas.

Edição na cidade de São Paulo De 08 de maio a 12 de junho

09 companhias, 12 apresentações, 11 espetáculos em 10 parques

Bichos do Brasil – Pia Fraus

É um espetáculo que busca retratar a riqueza da fauna brasileira por meio de recursos plásticos, sonoros e coreográficos. Pautado nos bonecos, na música e   na   coreografia, procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens.

O espetáculo é composto por uma sucessão de 15 esquetes que retratam o cotidiano dos animais numa selva tropical.

“Bichos do Brasil” é um resgate para que não ocorra a extinção de nossos animais, dent ro do imaginário popular, que tanta influência exercem como fonte inspiradora dos mitos populares brasileiros.

A trilha sonora composta especialmente para o espetáculo faz uso de diversos ritmos brasileiros como o Forró, Frevo, Bossa Nova, Samba, Maracatu. Sem uso de texto, 03 atores e mais de 50 bonecos feitos a partir de materiais naturais, que ganham novo tratamento e cores diversas, buscando dar uma abordagem contemporânea a elementos rústicos   e bonecos infláveis gigantes, promovem a retomada da Pia Fraus às suas origens: tornar contemporâneo os elementos da Cultura Popular Brasileira.

Esse espetáculo que pode ser realizado em ruas ou teatro, estreou em 2002 e já se apresentou em 11 países (Argentina, Espanha, EUA, Venezuela, Bolívia, Itália, Colômbia, Chile, Holanda, Bélgica e Timor Leste) e em diversos estados brasileiros, tendo realizado até hoje mais de 1000 apresentações.

Duração: 50 min

Indicado para toda a família e livre para todas as idades

Ficha Técnica

Autores: Beto Andretta e Beto Lima

Direção: Beto Andretta, Beto Lima e Hugo Possolo

Elenco: Cristiano Bacelar, David Caldas, Fernanda Santana e Flora Bastos Direção de Arte: Beto Lima

Trilha Sonora Original: Gustavo Bernardo e Marcos Boaventura Concepção de Luz: Beto Andretta

Criação de Bonecos, Cenário e Figurino: Beto Lima Fotos: Paquito/ Zeca Caldeira

Indicado para toda a família e livre para todas as idades

Informações à Imprensa:

Adriana Monteiro

11 4563 7194 | (11) 9 94817953

adriana@oficiodasletras.com.br

Quer Saber Mais? https://www.teatronosparques.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here