O Movimento Cultural Ermelino Matarazzo é uma conjunção em rede de vários coletivos e fazedores de cultura do bairro.
Em sua origem está a rede Cultura ZL, que desde 2011 buscava alinhar as agendas dos coletivos locais e promover discussões sobre as demandas culturais do bairro, cobrar as autoridades responsáveis, além de produzir registros e informativos sobre a movimentação artística de Ermelino.
Confira e Colabore: (Acesse…AQUI)
Como principal demanda levantada pela rede Cultura ZL ao longo de sua existência estava a implementação de um equipamento cultural público e capaz de atender à diversidade de manifestações culturais presentes no bairro.
O Culturaleste não faz intermediação dessas vendas , nossa finalidade é única e exclusivamente a de ajudar !*A negociação será feita diretamente com o Artista, Produtor ou Coletivo
A partir de 2013, com o encontro entre diversas redes culturais da cidade, começam a surgir fóruns regionais de cultura, como o Fórum de Cultura da Zona Leste.
Esse período marca o início da transição da Rede Cultura ZL para o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, compreendendo seu caráter orgânico e horizontal como eixos fundantes para construir a luta.
Nesse período, a busca por um espaço público de cultura em Ermelino volta a aparecer com muita força, sendo a principal demanda do Movimento.