Entre 11 e 18 de fevereiro, sempre na hora do almoço, a escadaria externa do Theatro Municipal será palco para a ‘Semana de Arte contra a Barbárie’, com uma programação que aposta na diversidade de linguagense gêneros em todas as suas expressões – do cinema à música e à literatura, das artes do corpo às artes plásticas –, num movimento pulsante, crítico e desafiador, para fazer refletir sobre a importância da arte na vida de todos.

Durante os oito dias do evento, devem passar pela frente do mais emblemático teatro de São Paulo centenas de nomes da música, do teatro e do cinema, como Denise Fraga, Zeca Baleiro , Pascoal da Conceição, Clarice Abujamra, Marisa Orth, Cassio Scapin, bem como de outras áreas da criação, entre eles, o artista plástico Guto Lacaz, o grafiteiro Julio Dojcsar, a contadora de histórias Analu Lacombe e os escritores Hamilton Faria, Celio Turino, Elcio Fonseca,Bia Salles e George Furlan, todos comprometidos com a proposta embasada no artigo 5º da Constituição Federal, que estabelece, em 78 incisos, os direitos fundamentais – como a igualdade de gênero, a liberdade de manifestação do pensamento e de locomoção –, para assegurar uma vida digna, livre e igualitária a todos os cidadãos de nosso pais. 

A abertura da Semana de Arte contra a Barbárie, na terça-feira (11/2), ao meio-dia, reúne as vozes de Fabiana Cozza, Ná Ozzetti, Regina Machado, Badi Assad, Rita Maria, Sussurro Poético e grupo Mawaca, entre outros artistas da música brasileira. Os tambores do bloco afro Ilú Obá De Mim encerram o show.

Nos dias que se seguem, a programação conta com intervenções cênicas de vários grupos de teatro, como a Companhia do Latão, Caixa de Imagens, A Digna Cia, Artehúmus, Antropofofágica, Cia do Feijão e Teatro Cartum; e performances da Cia Carne Agonizante, Balangandança Cia, Damas do Trânsito e os Bucaneiros, Artesãos do Corpo, Sonia Ushyama, Núcleo Pé de Zamba, Claudia Piassi, Sergio Siviero, Cris Eifler, Priscila Toscano e grupo Guarani Xondaro, de Parelheiros. O circo estará representado por, pelo menos, três grupos: Cia Teatro de Rocokóz, Circo Dani Biu com um grupo de alunos e o Sampalhaças.

Outros cantores também participam da semana: Negravat, Lucas Santana, MC Kunumi e Olivio Jekupe, Leticia Coura e Revista do Samba, Consuelo di Paula, Bruna Lucchesi, Cristiano Cunha, Izabel Padovani, Madalena Bernardes e Kaique Theodoro, os grupos Vozes Bugras, formado só por mulheres, e Saminina, de forró, e as bandas Mirim e Poin, que fazem espetáculos de musica e teatro com uma pegada infantil.

A Semana pretende, ainda, contribuir com discussões sobre o tema da liberdade de pensamento, levando aulas públicas com os historiadores Lilia Schwarcz e Salloma Salomão, os filósofos Vladimir Safatle e Marilena Chaui  e o ator drag queen e professor de história Rita von Hunty, e expandir para outras regiões com ações específicas, como a Cia. Paideia, na zona Sul, e a Pombas Urbanas,  na Leste, e leitura do manifesto da Arte Contra a Barbárie em boa parte dos espetáculos levados pela cidade.

Na terça, dia 18, o programa prevê um encerramento apoteótico, com bandas e blocos de Carnaval que sairão em cortejo pelo centro.

Outras cidades

Algumas cidades do interior de São Paulo – Campinas, Rio Preto, Mairiporã, São José dos Campos, Piracicaba, Ribeirão Preto, Jacareí, Matão, Americana, Sorocaba, Capivari, Suzano, Franco da Rocha e Francisco Morato -, e também de outros estados –Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro, Crato (CE) – aderiram à idéia e estão organizando ações engajadas com o mote da Semana: arte livre para todos.

Importante salientar que a Semana resgata o Movimento Arte Contra a Barbárie, lançado em 1999, como manifesto e mobilização inicial de sete companhias teatrais contra a mercantilização da cultura e em prol da construção de uma política cultural pública e democrática.

A realização do evento só foi possível graças ao comprometimento e participação voluntária de todos os envolvidos: artistas, produtores, técnicos, pessoal de apoio e simpatizantes.

________________________________

Serviço

Semana da Arte contra a Barbárie

11 a 18/2 – 12h

Theatro Municipal – escadaria externa

Informações adicionais:

Regina Galdino

11 983170123

Celso Curi

11 981690140

assessoria de imprensa

Elaine Calux

11 33689940 | 964655686