Com muita música, capoeira e contação de história os representantes do Governo do Québec foram recebidos na Fábrica de Cultura Sapopemba, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, para o lançamento do projeto “FabriQuébec: Onde os rios se encontram e as pessoas se conectam”. Durante a visita, os convidados puderam conhecer toda a estrutura da unidade, que foi inaugurada em 2011 e recebe em média 700 pessoas por dia, para as mais diversas atividades culturais.

Na parceria articulada pelas Secretarias de Relações Internacionais e Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o governo canadense doou seis notebooks para os cursos de tecnologia do Espaço Maker da unidade Sapopemba da Fábrica de Cultura, que é gerida pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional.

“A função da Secretaria de Relações Internacionais é fazer esse intermédio entre parceiros internacionais que desejam ter algum impacto positivo na vida das pessoas do estado de São Paulo, com quem pode ser mais apropriado e, neste caso, foi uma parceria muito boa com a Fábrica de Cultura de Sapopemba”, afirmou o assessor de gabinete da Secretária de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, Bruno Berkiensztat.

“As Fábricas de Cultura 4.0 integram o maior programa de inclusão cultural do Brasil em nível estadual, estão presentes em diversas regiões de São Paulo e impactam positivamente 1,4 milhão de jovens por ano, transformando vidas com cursos de formação em atividades de arte e economia criativa, estúdios profissionais para criadores e milhares de ações de fruição cultural”, explica Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “A parceria com o Governo do Québec fortalece ainda mais o programa e potencializa seu papel inclusivo e transformador”.

No tour pela Fábrica de Cultura foi possível conhecer o espaço onde os notebooks doados estão sendo utilizados, assim como as atividades desenvolvidas nos cursos de tecnologia do Espaço Maker.

“A doação é uma concretização dessa parceria inicial, que é muito importante para nós. Os notebooks fazem parte dos insumos necessários para as nossas aulas de tecnologia e serão usados para que os nossos aprendizes criem os desenhos e façam as modelagens que serão usadas nas outras máquinas”, destacou a superintendente de formação cultural da Fábrica de Cultura, Aline Canciani.

O foco do Governo do Québec com o projeto é apoiar iniciativas locais que se enquadrem nos setores que consideram prioritários: educação, cultura, artes, turismo, economia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

“Este apoio é importante para o governo do Québec porque é uma maneira de ajudar as comunidades do Brasil. Com a colaboração do Governo do Estado de São Paulo tivemos a ideia de ajudar a Fábrica de Cultura, pois achamos que é uma maneira de apoiar de forma mais dinâmica a comunidade”, ressaltou Jason Naud, diretor do escritório do Québec em São Paulo.

Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa

imprensari@sp.gov.br 

(11) 2193-8150

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here