Confira tudo o que rolou no Evento, Por Robério Lima
As comemorações do aniversário da Casa de Cultura São Mateus, teve seu ponto alto no domingo, dia 28/05 quando recebeu um dos nomes mais importantes do Punk/Crossover
nacional (e porque não mundial?).
O Ratos de Porão (que vem comemorando quarenta anos de história, e que atualmente faz uma turnê que celebra os trinta anos do icônico álbum “Brasil”).
O evento também contou com Cerberus Attack e Wiseman (duas formações criadas no lado leste da cidade) e o Xico Picadinho, que também tem sua origem na cidade de São Paulo.
Bem antes do início do evento, já era possível se deparar com punks, headbangers junkies e afins, nas imediações da Casa de Cultura São Mateus. A organização cumpriu os
horários à risca e a Cerberus Attack foi a primeira atração a tomar o palco de assalto.
Os‘filhos’ da Z/L foram impiedosos e mandaram um set list que contou com clássicos como “Welcome To Destruction” do primeiro EP, e “East Side Thrash” do primeiro “full lenght” da banda, e a certa altura, mandaram “Bonded By Blood” (Exodus).
É óbvio que a adrenalina estava nas alturas. Prova disso foi que Marcelinho (guitarra), deixou seu instrumento no palco para fazer parte do “circle pit” com o público, e quando voltou ao seu posto, ainda mandou uma indireta, quando disse que nas apresentações da Cerberus Attack, o público poderia ocupar o palco sem ‘susto’.
Polêmicas a parte, foi mais uma aula dos rapazes que já completam dez anos de correria.
Mesmo com a temperatura baixando gradativamente, a Cerberus deixou o público aquecido para que o Xico Picadinho desse contornos ainda mais brutais ao evento.
Com seu grindcore viceral, arrebataram os mais afoitos em um pandemônio em frente ao palco.
O batera Henrick Marques, em certo momento, ressaltou a posição antifascista da banda e deu a senha para que o primeiro coro contra o atual governo ecoasse no recinto.
O set list condensou mais uma aula de brutalidade, e fez com que alguns se “digladiassem” enquanto eram executadas canções como “Altar de Ossos e Carcaças” e “Tudo Esta Apodrecendo”. O Xico Picadinho superou as expectativas e saiu do palco muito aplaudido.
O Wiseman foi a atração seguinte, e também a que mais destoou das demais bandas. O som dos caras não tem uma pegada tão brutal, mas é bastante honesto.
O Power trio mostra ‘tesão’ em estar no palco. Esse que vos escreve, já tinha presenciado uma apresentação dos caras, quando abriram para o Circa Survive no Fabrique Club em São Paulo, estava claro que não faltaria energia no palco.
O público acompanhou o set com atenção. Thiagones (vocal e guitarra), em certo momento deixou claro que apesar da diferença entre o som das bandas, o respeito e a união prevaleciam entre todos.
Os rapazes continuam na correria para divulgar seu debut “Mind Blown”. Quem acompanha a banda sabe que a paixão dos caras é a estrada.
Enquanto o palco era preparado para a atração principal, uma muvuca ia se materializando no interior da Casa de Cultura.
Os que já conhecem os shows do ‘Ratos’, sabem o motivo do alvoroço. Tudo pronto e “Amazônia Nunca Mais” (como sempre!), se torna uma espécie de senha para o mosh violento que se sucedeu a partir de então. Os caras vieram diretamente de Volta Redonda (RJ), quando tocaram em um evento que também contou com o Dead Fish.
Apesar do inevitável cansaço, os músicos entregaram o que se esperava de uma apresentação do Gordo e Cia. “Aids, Pop, Repressão”, “Beber até Morrer” e “Diet Paranoia”, foram somente alguns dos clássicos que permearam à noite fria, que já se fazia presente em São Mateus.
Quando veio “Crucificados Pelo Sistema” todos sabiam que esse seria o numero derradeiro. João Gordo deixa o palco sacramentando o final de um evento que já entrou para a história do bairro.
A Casa de Cultura São Mateus está de parabéns pela organização, e já provou que o bom gosto predomina em sua trajetória. Vida longa a esse recinto!!
>>Confira todas as Fotos do Evento (Acesse…AQUI)
Resenha pelo Colaborador
Robério Lima, 38 anos, apaixonado por música, literatura e cinema morador da zona leste de São paulo bairro do Jd limoeiro localizado na região do extremo leste da capital paulista. Começou a publicar textos no blog Salada Itinerante.
Atualmente faz colaborações e coberturas de shows nacionais e internacionais para o Big Rock n Roll, atualmente é o mais novo colaborador do Portal cultura leste.
Comments are closed.