“QUEBRADA: São Paulo, na visão dos Cria”

0
230

Abertura: Dia 31 de Agosto, sábado, 14h – IMS Paulista

Há uma São Paulo que passa por nossos olhos todos os dias, tornando-se cotidiano de homens e mulheres periféricos.

Uma cidade, que pelo dito “urbano” não é bela, sendo que os que vivem ali são violentos, vagabundos ou estão dentro de qualquer um dos outros estereótipos atribuídos às populações que vivem à margem dos grandes centros.

Com isso, a Ação Educativa em meio ao Festival Estéticas das Periferias em parceria com o Instituto Moreira Salles convidou nove jovens, egressos de serviço de medida socioeducativa e de várias periferias paulistas para uma formação em fotografia de 30 horas.

Entre retratos, paisagens e cotidiano, os jovens mostram a simplicidade de um povo imerso em desigualdade social, mas que escreve sua própria história em suas diversas formas de saber, identificando os que antecedem e cuidando daqueles que estão ao redor.

Em meio a violência do Estado, as crianças ainda brincam nas ruas e são observados por todos, como uma grande comunidade. Em uma realidade distante dos arranha céus da capital.

A mostra é um convite a um sonho, uma transformação. Mais que apenas um momento, é oportunidade para entender o trabalho e produção da juventude negra e periférica.

E que a educação e a cultura são os principais caminhos contra a violência. 

Os trabalhos serão apresentados como em uma ocupação do tradicional ateliê do IMS Paulista, desde impressões flutuantes de 50x70cm e 30cm x 45cm, passando por fotogramas originais, todos realizados nessas oficinas.

Serviço:

  • Exposição QUEBRADA: São Paulo, na visão dos cria
  • Quando: 31 de agosto a 8 de setembro
  • Local: IMS Paulista – Estúdio 
  • Endereço: Av. Paulista, 2424 – Consolação
  • De Terça a domingo inclusive feriados, das 10h às 20h; quintas, até as 22h.

Contatos para Imprensa:  marcelo.rocha@acaoeducativa.org.br

Celular: (11) 964432922 ou (11) 3151-2333 Ramal 175