Mostra Volpi – 30 Anos

0
79
Foto com Violeiros
A Orquestra Volpi de Viola Caipira, coordenada pelo instrumentista, compositor e arranjador Renato de Sá, se apresenta às 16h30.

Em 2019, a Oficina Cultural Alfredo Volpi, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, completa 30 anos. A Mostra Volpi – 30 Anos será realizada em celebração no sábado, 14/12, com apresentações dos alunos dos cursos de música e teatro da Oficina e show de encerramento das Pastoras do Rosário.

Os alunos da oficina “Contos para contar sobre meu canto” se apresentam em Histórias do meu canto, de coordenação da atriz e produtora Jussara de Souza.

A programação começa às 15h30 com a Apresentação: Percussão, dos participantes da oficina de Welisson Guedes, percussionista e fundador da Cia. Baque C.T. Às 16h, os alunos da oficina “Contos para contar sobre meu canto” se apresentam em Histórias do meu canto, de coordenação da atriz e produtora Jussara de Souza.

A Orquestra Volpi de Viola Caipira, coordenada pelo instrumentista, compositor e arranjador Renato de Sá, se apresenta às 16h30. Às 17h, os participantes da oficina “Voz e Voo: o canto como instrumento e alimento” apresentarão Na Beira, (En)Canto. O espetáculo musical tem coordenação da cantora, poeta e artista educadora Heloisa de Lima.

E, para terminar a Mostra com chave de ouro, as Pastoras do Rosário encerram o evento às 18h com um show especial. As Pastoras do Rosário são mulheres negras, em sua maioria sexagenárias, que surgem do chão sagrado da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, tombada pelos Conselhos de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado. São como flores de baobá, porque sustentam suas raízes, trazem a história de resistência africana, pelo tempo e pela resiliência, servem de ponto de encontro, unindo o moderno e a tradição. Musicalmente, há influência das congadas, moçambiques e sambas de roda, com um repertório composto especialmente para elas, e releituras de Carolina Maria de Jesus e Dona Ivone Lara. As Pastoras são Marlei Madalena, Wilma Silva, Lara de Jesus, Majestade Sol, Dona Margarida, Sandrinha do Rosário, Neuza Lima e Carla Lopes. As acompanham os músicos Si Sá Medeiros e Jhonny Guima (percussão), Léo Carvalho (bateria), o músico e diretor artístico do grupo, Renato Gama, e o arranjador e músico Ronaldo Gama. Coordenação de Sá Menina Produções Artísticas.

SERVIÇO

Mostra Volpi – 30 Anos

14/12 – Sábado

Das 15h30 às 16h: Apresentação: Percussão

Das 16h às 16h30: Histórias do meu canto

Das 16h30 às 17h: Orquestra Volpi de Viola Caipira

Das 17h às 17h30: Na Beira, (En)Canto

Das 18h às 19h30: Pastoras do Rosário

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028

Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

Quer Saber Mais ?(Acesse…AQUI)

DEIXE UMA RESPOSTA