Mostra cultural ocupa praça de Ermelino Matarazzo com artistas da Periferia
O evento conta com shows de Rincon Sapiência, Mc Soffia, Odisseia das Flores,Cordão Samba do Tempo, além de intervenções poéticas de Maria Félix, grafitti ao vivo, oficinas de arte para crianças e apresentação da companhia de teatro Rosas Periféricas.
Organizado por produtores culturais formados pelo Criando Criadores, programa de formação técnica em gestão cultural, o Festivarte Ermelino acontece no próximo domingo (06) às 13h na Praça Benedito Ramos Rodrigues, localizada no distrito de Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo. A iniciativa contempla a ocupação do espaço público como forma de garantir acesso à cultura produzida pelos artistas, coletivos e agentes culturais atuantes na periferia.
Daniel Prata, coordenador de comunicação da consultoria de investimento social Cingulado,explica que a mostra cultural procura a valorização das culturas locais, o desenvolvimento territorial, comunitário e artístico e dialogar com os espaços e coletivos atuantes da região.”
Programação Festivarte Ermelino
Com uma série de atividades gratuitas e abertas ao público, a organização do evento prevê a presença de 1 mil pessoas na praça Benedito Ramos Rodrigues, para participar da programação que contará com oficinas e atividades voltadas para crianças; além de shows musicais, poesia slam e grafitti ao vivo.
Às 13h serão realizadas as oficinas de arte de Barangandão (brinquedo), objetos reciclados e máscaras africanas. Também às 13 horas tem início o live painting, atividade na qual um time de grafiteiros da região fará painéis ao ar livre. Às 13h20 começa a peça de teatro “Rádio Popular da Criança”, apresentada pelo grupo Rosas Periféricas.
Simultaneamente, no palco, às 14h a Mc Soffia fará um pocket show de 30 minutos para a criançada e sua família. Às 15h10, o samba vai dominar a praça com o grupo Cordão Samba de Tempo. Das 16h20 às 17h20, a poetisa Mariana Félix abre o microfone para todos que desejam fazer sua poesia ou expressar ideias de forma artística. Logo após, as mulheres do grupo de rap Odisséia das Flores assumem o microfone para transmitir suas rimas feministas para a quebrada. Para encerrar tudo com chave de ouro, às 18h15, Rincon Sapiência sobe ao palco para um show de encerramento que vai explorar seu trabalho recém-lançado Galanga Livre, que vem sendo muito bem avaliado pelo público e pela crítica.
Serviço:
Festivarte Ermelino
Dia:06/08
Horário: das 13 as 19h
Local: Praça Benedito Ramos
Endereço: Milene Elías, 1398 – Jardim Belem,
Entrada Gratuita
Classificação: Livre