Inova ZL Inscrições Abertas

0
198
O projeto conta com consultoria técnica da Emperifa, empresa pioneira e especialista em gestão da criatividade para negócios periféricos, e do Sebrae, além de apoio do aplicativo Pense Grande, da Fundação Telefônica Vivo. Esta primeira fase vai filtrar 10 projetos que terão um mês para mostrar que podem estar entre os dez selecionados que receberão os recursos.

O prazo para inscrição vai até o dia 1° de outubro

A Fundação Tide Setubal abriu, nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, as inscrições para a Jornada Empreendedora Inova ZL, iniciativa que selecionará 10 microempreendedores periféricos para serem fomentados com até R$ 5 mil cada, para a aceleração de seus negócios.

O projeto conta com consultoria técnica da Emperifa, empresa pioneira e especialista em gestão da criatividade para negócios periféricos, e do Sebrae, além de apoio do aplicativo Pense Grande, da Fundação Telefônica Vivo. O prazo para inscrição vai até o dia 1° de outubro, e os 30 projetos selecionados serão anunciados no dia cinco do mesmo mês.

Essa primeira seleção anunciará 30 microempreendedores para uma trilha de formação e mentoria de um mês, que a organização do projeto deu o nome de “pré-aceleração”, etapa em que as iniciativas serão acompanhadas por um time consultor responsável por analisar pontos importantes para a concretização de um projeto de impacto. Além disso, essa fase também proporcionará aos empreendedores a compreensão sobre o modelo de negócio e o preparo para apresentação à banca julgadora que selecionará os 10 fomentados.

Poderão se inscrever empreendedores da região leste da capital paulista das áreas de gastronomia e agricultura; meio ambiente; reciclagem e energia solar; construção civil; moda; comunicação; e tecnologia. Os selecionados receberão consultorias específicas nas respectivas áreas de atuação.

Transformar o próprio empreendimento em um projeto de sucesso requer muito mais do que boa vontade e esforço próprio. Ao mesmo tempo em que a criatividade é um pré-requisito para iniciativas serem tiradas do papel e serem transformadas em um negócio de impacto, ela nem sempre é o suficiente. São necessários recursos financeiros para chegar lá. Além disso, tais empreendimentos precisam de orientações em áreas diversas, como gestão e definição de estratégias para atuação.

Preparar negócios de origem periférica para dar os passos seguintes na jornada profissional é o objetivo da Jornada Empreendedora, conforme explica Sauanne Bispo, coordenadora do Programa de Nova Economia e Desenvolvimento Territorial da Fundação Tide Setubal e responsável pela iniciativa. “O objetivo é olhar para toda a Zona Leste, que é gigante, e conectar negócios locais a partir do que já existe, potencializando o capital humano local, para atacar o que chamamos de ‘jornada solitária do empreendedor’”.

A Jornada Empreendedora funcionará como uma aceleradora para os empreendimentos periféricos. “Existe uma ideia, um preconceito, de que o empreendedor periférico não está preparado para o conteúdo robusto, os conceitos e ferramentas utilizados por aceleradoras dos centros urbanos e esse projeto é pensado também para enfrentar esse estereótipo, dar um olhar de negócio um pouco mais agressivo para o empreendedor periférico, porque ‘preto’ e ‘dinheiro’ não são palavras rivais”, finaliza Bispo.

A Jornada Empreendedora será realizada em formato online por causa das normas de segurança para distanciamento social. Os 10 negócios selecionados receberão três meses de aulas virtuais e acompanhamento personalizado para se prepararem para um pitch final durante o webinário de encerramento da jornada. A seleção final dos 10 será realizada nos dias 9 e 10 de novembro, e os selecionados serão anunciados no dia 11 do mesmo mês.

Sobre a Fundação Tide Setubal (www.fundacaotidesetubal.org.br): organização não governamental, de origem familiar, criada em 2006, que fomenta iniciativas promotoras da justiça social e do desenvolvimento sustentável de periferias urbanas e que contribuam para enfrentar desigualdades socioespaciais das grandes cidades, em articulação com sociedade civil, instituições de pesquisa, Estado e mercado.

Contatos para imprensa:
Marcelo Rodrigues
(11) 96291-1985
marcelo@pbcomunica.com.br

Fabiana Pereira
(11) 99983-9941
fabiana@pbcomunica.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA