Filha de senegaleses, Geovana nasceu no bairro da Tijuca e foi criada na favela da Rocinha. Surgiu em 1971, quando participou da Bienal do Samba de São Paulo cantando o samba “Pisa nesse chão com força”, de sua autoria. “Quem Tem Carinho Me Leva”, seu primeiro disco, só foi lançado em 1975, com uma sonoridade entre o samba afro, samba de partido-alto e o samba rock. O segundo disco, “Canto Pra Qualquer Cantar”, só foi lançado em 1988. homenageada em 2016 pelo Samba do Bule, juntamente com seu amigo Moisés da Rocha, com quem também gravou um programa especial do Samba Pede Passagem na Rádio USP. Também em 2016, Foi homenageada recebendo o troféu “Noite Odara” no Clube Esportivo da Penha
Geovana – A Deusa Negra do Samba Rock
Cantora se apresenta no SESC Itaquera dentro da Programação:”Samba Rock é Patrimônio Nosso!” Surgido no início dos anos 1960 como uma manifestação cultural da população negra nas periferias de São Paulo, o Samba Rock nasceu da exclusão e representou a possibilidade de inserção social, e hoje é Patrimônio Cultural Imaterial.
Atualmente vem trabalhando na elaboração de seu próximo CD, e também na finalização de um documentário contando e cantando sua trajetória até hoje. Geovana tem várias de suas composições gravadas por nomes importantes da MPB, como Jair Rodrigues (“Pisa Nesse Chão Com Força”, 1971), Clara Nunes (“Rosa 25, 1971), Dóris Monteiro (“Maitá”, 1976), Fundo de Quintal (“Ô, Irene”, 1986, e “Lã do meu cobertor” parcerias com Beto Sem Braço), Almir Guineto (“Tambores de Trinidad”, 1993), Tobiasdo Vai-Vai e Paula Lima (“Amor dos outros”, 2008), Dudu Nobre (“Ô, Irene”, 2008) e Izzy Gordon (“Negro Azul Da Noite”, 2011), dentre outros.
Serviço:
Dia:14/05 – Domingo
Horas: 16H as 17H15
Entrada Gratuita
SESC Itaquera
Local: Praça de Eventos – Itaquera