O Festival de Rock Feminino surgiu em Rio Claro (180 km de São Paulo capital) há oito anos, com o intuito de divulgar a arte feminina, ajudar instituições de caridade e demonstrar a necessidade de políticas igualitárias entre homens e mulheres. Considerado o maior evento do segmento no país, foi eleito pela Revista Dynamite (SP) o segundo melhor evento musical do Brasil, em 2007. O FRF já foi filiado a Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes, em Goiânia), sendo o único festival do estado de São Paulo a integrá-la, em 2008, como um dos 26 festivais independentes mais importantes do Brasil, ao lado de Goiânia Noise, Porão do Rock (DF) e Abril pro Rock (PE).

Desde 2003 o evento vem duplicando seu público chegando em 2009 a atrair duas mil pessoas e arrecadar mais de 1,5 mil litros de leite para o Fundo Social de Solidariedade. O FRF foi o primeiro festival de rock independente do Brasil a ser transmitido ao vivo por internet e tv a cabo, através de uma parceria com a TV Comunitária Cidade Livre.

Ao todo, já passaram por seu palco 65 bandas de todo país (incluindo uma argentina). Com uma estrutura aprimorada a edição 2009 do evento recebeu 440 inscrições de bandas interessadas em tocar, das quais as finalistas foram selecionadas por um júri especializado de cinco personalidades da música mundial. Já foram jurados do festival: Lynn Louise Lowrey (Vixen), Mary Moon (MTV), Thunderbird, Vanessa Krongold (Ludov), Erika Martins (Penélope), Bianca Jhordão (Leela), Elisa Gargiulo (Dominatrix e MTV), Cherry (Hell Sakura, ex-Okotô, ex-Hats), e muitos outros.

Integrando homens e mulheres no palco através da música, o evento incentiva meninas a tomarem a iniciativa de enfrentarem o palco e montarem uma banda, além de incentivar a produção autoral. Com o intuito de unir e não segregar, parte das bandas a se apresentarem conta com homens em sua formação original.

Paralelamente aos shows, são promovidas palestras, workshops e reuniões para capacitação de produção musical e incentivo a produção autoral.

Para 2010 a intenção dos organizadores é ampliar o evento através da realização do evento em local público e de fácil acesso. E aumentando as atividades para sete cidades da região: Limeira, Piracicaba, Araras, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, São Carlos e Araraquara.

Festival de Rock Feminino 2010
PROGRAMAÇÃO:

07/03/2010 – Domingo
20 horas – Abertura da exposição “Olhar Feminino” sob curadoria do artista multimídia José Roberto Sechi. Com lançamento da Antologia Rock Feminino e apresentação de bandas acústicas.
Local: Centro Cultural Roberto Palmari.

11/03/2010 – Quinta-feira
20 horas –Mostra de Cinema “Rock na Telona” – Filme: Alta Fidelidade.
Local: Sala de Cinema do Centro Cultural Roberto Palmari.

12/03/2010 – Sexta-feira
20 horas – Mostra de Cinema “Rock na Telona” – Filme: Escola do Rock.
Local: Sala de Cinema do Centro Cultural Roberto Palmari.

13/03/2010 – Sábado
20 horas – Mostra de Cinema “Rock na Telona” – Filme: O grande Lazarento e A Cauda do Dinossauro.
21 horas – Mostra de Teatro “Mulheres em Cena”.
Local: Sala de Cinema do Centro Cultural Roberto Palmari.

14/03/2010 – Domingo
20 horas – Apresentação da Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários.
Local: Teatro do Centro Cultural Roberto Palmari.

18/03/2010 – Quinta-feira
18 horas – Reunião de produtores do Circuito Fora do eixo (Cuiabá – MT) e Mesa Redonda com produtores de festivais de Rio Claro e região. Debate aberto a interessados.
Local: Sala de Cinema do Centro Cultural Roberto Palmari.

19/03/2010 – Sexta-feira
18 horas – Palestra: “Canção Popular, Rock nacional e Formação de Público” com Carlos Rogério Duarte Barreiros (SP).
19 horas – Palestra: “Comunicação, Promoção e Divulgação Musical”, com Tiago Barizon (SP).
20 horas – Palestra: “Cenário Musical Independente e a Cadeia Produtiva”, com Tiago Barizon (SP).
Local: Sala de Cinema do Centro Cultural Roberto Palmari.

23 horas – Festa Rock Feminino na região
Local: Araraquara, São Carlos, Piracicaba, Santa Gertrudes e Rio Claro.

20/03/2010 – Sábado
12 horas – VIII Festival de Rock Feminino
Local: Antiga Estação Ferroviária.
Entrada: 1 litro de leite longa vida, doados ao Fundo Social de Solidariedade e à Rede Rioclarense de Combate ao Câncer “Carmem Prudente”.

21/03/2010 – Domingo
15 horas – Encerramento do Festival em Cordeirópolis
Imprensa

Informações à imprensa e credenciamento:

Favari Filho
favari.filho@yahoo.com.br
favari.filho@hotmail.com
(19) 9151-2554

Fonte:https://www.rockfeminino.org/index.php

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here