Festival das Marias no Brasil

0
238
Festival das Marias no Brasil traz protagonistas femininas da música, circo, teatro, cinema e artes visuais

A primeira edição no Brasil do Festival das Marias – Festival Internacional das Artes no Feminino acontece entre os dias 5 e 25 de novembro no formato online, partir da cidade de São Paulo, estado de São Paulo, Brasil, com todas as atividades gratuitas. O evento se apresenta como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes.

Tendo como protagonistas mulheres brasileiras, a programação é formada por espetáculos e intervenções que passam pela música, circo, teatro, literatura, artes visuais, diálogos e oficinas, e busca incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres.

O festival tem abertura programada para 5/11, estendendo-se numa crescente mostra de criações femininas que se encerra em 25/11, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, com uma programação intensa ao longo do dia e os anúncios para 2021.

Representada por cantoras personalíssimas de estilos distintos, a música se apresenta pela força e pelo canto de Bruna Caram (13/11, às 21h30), Ana Sevá (15/11, às 19h), Woman Summer Quartet (18/11, às 21h30), Consuelo de Paula (20/11, às 21h30), Bebé Salvego (22/11, às 19h) e Fabiana Cozza (25/11, às 21h30).

A arte cênica está representada por solos de Suia Legaspe (14/11, às 21h30), Annete Neiman (21/11, às 21h30) e pelo infantil VerDe Perto – o Musical Ecológico com Renata Pizi (22/11, às 17h). Em Literatura, a programação traz uma bela homenagem de Marina de La Riva aos 100 anos de Clarice Lispector, com leitura de trechos da prosa poética da autora (13 a 25/11, sempre às 18h). Apresentações da Troupe Guezá (19/11, às 21h30), de Painé Santamaria (14, 17, 19, 22 e 25/11, às 18h) e de Bárbara Francesquine (15, 18, 21 e 24/11, às 18h) mostram a mulher na arte circense.

O cinema vem representado pelos longas-metragens Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia (Dir. Teona Strugar Mitevska) e Papicha (Dir. Mounia Meddour), em sessões no Cine Petra Belas Artes (25/11), única atividade presencial do Festival das Marias. Exposições fotográficas online também integram o festival: uma mostra sobre mulheres e o seu cotidiano, a Duas Cidades, de Dani Sandrini (5/11, às 17h) e Palomas e Hijras e Tiffanys , ambas de Dan Agostini (7/11 11h  e 14 /11, às 11h).

O festival traz ainda Oficinas de Iluminação, Fotografia, Som, Canto, Cerâmica e Costura (de 12 a 24/11, às 16h), além da ação EntreMarias | Diálogos Musicais, em que as lives Música & Mel abordam temas como liderança feminina, curadoria e produção cultural, e serão conduzidas pelas diretoras da Casa de Abelha Cultural, Amanda Rondina e Júlia Andreatta. As convidadas são: Michelle Serra (Iyabá Agência / SP), Luiza Morandini (Jazz Nos Fundos e Jazz B / SP), Luiza Mitteldorf (Amplify Music Media / Berlin) e Nefertith Andrade (Cine Teatro São Luiz / Fortaleza), respectivamente nos dias 10, 17 e 4/11 e 01/12 (terças, às 17h).

O Festival das Marias, nascido em Portugal, em 2019, é um evento de cruzamento multidisciplinar de carácter internacional que se centra na perspectiva da arte no feminino em várias áreas da criação artística. Surge como resposta à perpetuação da desigualdade e discriminação de gênero, das oportunidades desiguais e consequente disparidade de visibilidade de trabalho, particularmente entre homens e mulheres, com especial enfoque no setor laboral artístico. A temática do feminino e da criação no feminino apresenta-se como um elemento distintivo na realização e programação do Festival, cujo propósito é reafirmar as relações entre países ibéricos e irmãos, buscando espaços para discussões comuns a todos os povos.

FICHA TÉCNICA / BRASIL – Direção: Adriana Belic. Consultoria: Bianchi Associados. Gastronomia: DQF Gastronomia e Armazém Café Doceria. Curadoria de cinema: Pandora Filmes e Cine Petra Belas Artes. Curadoria Entre Marias | Diálogos Musicais: Casa da Abelha Cultural. Apoio institucional: Metrô SP. Apoio cultural: Casa de Cultura do Parque. Apoio: Câmara Municipal de Beja, Cidade de São Paulo, Governo de Portugal – DGArtes. Média partners / Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação e Platea Comunicação e Artes. Realização: CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar e Belic Arte.Cultura.

Serviços
Festival das Marias – Festival Internacional das Artes no Feminino
De 5 a 25 de novembro de 2020, a partir de São Paulo, Brasil
Canais de Transmissão:
https://www.facebook.com/marias.festival
https://www.instagram.com/marias.festival/
YouTube.com / Festival das Marias: https://cutt.ly/DgEqpbP
Cinema/presencial: Cine Petra Belas Artes (Rua da Consolação, 2423 – SP/SP).
Diálogos e oficinas: Verificar canal de transmissão ao vivo na programação.
Grátis.

DEIXE UMA RESPOSTA