Festival Bike Arte Gira

0
196
Festival Bike Arte Gira chama população para ocupar as ruas de Heliópolis com atividades que estimulem a aproximação de pessoas e a reflexão da vida urbana.FOTO/Sylvia Sanches

Evento Rola em Heliópolis!

Durante a semana que antecede o festival, 100 moradores e moradoras dividem-se por quatro oficinas de formação de 20 horas cada onde aprendem a criar obras e projetos que melhorem a qualidade de vida por meio da mobilidade urbana sustentável, a ocupação das ruas por pessoas, a arte urbana e a inovação social. 

O resultado dos cursos serão apresentados durante o festival. O público será chamado a participar de intervenções artísticas e educacionais idealizadas durante as oficinas e assim colaborar na produção de grafites nos muros do bairro, colar cartazes tipo lambe-lambe ou ainda tomar conhecimento de como a bicicleta pode ser usada para estimular o turismo urbano e a produção cultural.

Outras atrações estão programadas para estimular a aproximação da população e a reflexão sobre a vida na cidade.

Crianças vão aprender a andar de bicicleta sem rodinhas auxiliares com a equipe Rodinha Zero, pintar o rosto durante a recreação infantil, ouvir histórias do grupo Passarinha Contou e ainda participar de uma ação de jardinagem urbana.

Já os jovens e adultos podem apreciar a literatura local com as performances do coletivo de contação de histórias, Núcleo Atômico e do Slam do Helipa, grupo local que promove um campeonato de poesias faladas. 

Quem curte esportes radicais não pode perder a apresentação do Portal Wheeling, liga esportiva liderada por Hudson Xavier que estimula o crescimento do wheeling, um tipo manobra conhecida nas periferias como “dar o grau”, que consiste em empinar a bicicleta para andar em apenas uma.das rodas pela maior distância possível. O portal possui um canal no Youtube com mais 2 milhões de seguidores. 

27 de Agosto de 2017 Parque Linear Cantinho do Céu, mais conhecido como deck ou praça do Lago Azul. Festival Bike Arte 2017, pela primeira vez na região no Grajaú, extremo sul da cidade, às margens da Represa Billing, realizado pelo Instituto Aromeiazero em parceria com a Bike Arte

Na cena musical, outros talentos da favela vão embalar o público. tais como o grupo de rap Coletivo Avante, o cantor de MPB, Ronald Melo & O Club e o grupo local de dança urbana, Street Fênix. Nos intervalos,discotecagem de DJs da comunidade e para finalizar o evento, um show especial com o rapper Dexter, que já se apresentou com Mano Brown e Racionais MCs.

Sobre O Bike Arte Gira: É um projeto que fomenta a cultura, através de oficinas de arte urbana, cultura da bicicleta e festivais itinerantes. Todas as ações são feitas com e para os moradores da região e são voltadas à mobilidade e socialização. Serão 5 ações em territórios periféricos da cidade de São Paulo/SP.

Sobre o Aromeiazero: Organização sem fins lucrativos que promove a bicicleta como instrumento de transformação social, cultural e pessoal, estimulando a diversidade e a colaboração. A missão é promover uma visão integral da bicicleta, não só como transporte, mas também como  expressão artística, oportunidade de renda, lazer, esporte e também como ferramenta de mudança no modo de vida e humanizando as relações nos centros urbanos. Rogério Viduedo/www.aromeiazero.org.br/facaparte

Serviço – Festival Bike Arte Gira – Heliópolis

Quando – Dia 29 de setembro – das 11 às 19 horas

Onde – Rua Cel. Silva Castro

Quer Saber Mais? (Acesse…aqui)

DEIXE UMA RESPOSTA