Acontece nos dias 24 e 25 de Outubro o 4º Encontro de Mamulengo de São Paulo, Infelismente esse ano devido alguns entraves Politico Financeiro será apenas dois dias do evento
Para a criação dos bonecos, é utilizada a madeira de uma árvore específica do Nordeste chamada mulungu. A escolha é feita por ela ser macia e consistente, fácil para trabalhar. Em cena, os bonecos e os artistas se tornam uma pessoa só, cada um tem suas peculiaridades ao dar um tipo de voz, estilo, cores aos seus personagens.
Danilo Cavalcante,Curador do Evento e (Idealizador do Projeto) tem uma relação com o Teatro de Mamulengo desde a infância em Canhotinho (PE). Segundo o curador, apesar do crescimento da internet e outras mídias mais velozes, a arte do “brincar” – como é chamado o gênero popularmente continua viva. “Em todos os lugares com apresentações, as pessoas gostam de apreciar, existem festivais no Brasil e no mundo, tudo isso mantém esse movimento forte”.
Conheça Alguns Personagens que estarão se apresentando esse ano
Conheça Alguns Personagens que estarão se apresentando esse ano
Waldeck de Garanhuns (Espetáculo Folia Brasileira) PE/SP
Criador do Teatro de Bonecos do Mestre Valdeck de Garanhuns, pernambucano de Garanhuns, Valdeck é um artista múltiplo, com 26 anos de carreira, conhecido no Brasil e exterior: é poeta, artista plástico, arte-educador, ator, xilogravurista, compositor, contador de estórias e mestre em Teatro de Mamulengo
Caçuá de Mamulengo (espetáculo O Barbeiro nozin e o cabra que queria se hemo)- RN
Formado por Ronaldo Gomes da Silva (Ronaldo Du Caçuá) e Francinaldo da Silva Moura (Naldinho dos Bonecos), o grupo busca recuperar as mais diversas manifestações da cultura popular com suas pesquisas e apresentações e oficinas.
Mestre Zé Lopes (espetáculo A Fazenda do coronel Mané pacaru)-PE
Aos 61 anos, 51 dedicados ao Mamulengo, José Lopes da Silva Filho é artesão, artista e militante do mamulengo. Teve influência dos tios Chico e Zé, que também brincavam e o levavam para assistir a todas as apresentações nas redondezas.Excursionou por vários estados, além de ter realizado turnês em Portugal e na Espanha. Participou de vídeos e filmes e coordena o Centro de Revitalização e o Memorial do Mamulengo.
Walter Cedro (Espetáculo Exemplos de Bastião)- DF
Mamulengo Sem Fronteiras completa dez anos de Grupo, dando oficinas de mamulengo e participando de diversos festivais importantes por alguns países da Europa, América do sul e diversos estados Brasileiros, sempre encantando crianças e adultos com a Brincadeira: Exemplos de Bastião.
Mestre Gilberto Calungueiro (espetáculo Botando Boneco)-CE
Apaixonado pelo trabalho do teatro de bonecos. Tem 52 anos de dedicação e contribuição à cultura popular, além de ser responsável pelo entretenimento da sua comunidade. O artista dedicou-se a vida inteira a arte da manipulação de boneco, dando vida às histórias do povo nordestino
Mestre Zé de Vina (espetáculo As presepadas do casamento de praxedes )-PE
Com 71 anos, 59 de brincadeira, se caracteriza no maior mestre dessa arte no Brasil. O mais vigoroso, o mais fértil, o grande mestre da atualidade do mamulengo, sabe como ninguém desvendar o fio misterioso da tradição, a ela incorporando sutilmente elementos da contemporaneidade.
Ele rejuvenesce e reescreve a tradição do mamulengo a cada novo espetáculo.
Programação
Dia – 24 Outubro
12h/14h – RODA de ABERTURA (11 brincantes)
14h – Waldeck de Garanhuns (Espetáculo Folia Brasileira) PE/SP
15h – Natanael de oliveira (espetáculo A cobra gigante e os três vigias valente)-SP
16h Caçuá de Mamulengo (espetáculo O Barbeiro nozin e o cabra que queria se hemo)- RN
17h – mestre Zé Lopes (espetáculo A Fazenda do coronel Mané pacaru)-PE
18h – Roda de Prosa com Ildeberto Gama -Portugal – com o espetáculo: “As histórias de Zé Broa
Dia – 25 de Outubro
12h – Marcelo La Fontana (espetáculo mamulengo do João Redondo) porto- Portugal
13h – Walter Cedro (Espetáculo Exemplos de Bastião)- DF
14h – Sebastian marques (Espetáculo Benditos os Benedito) campinas-sp
15h – Thiago Francisco (espetáculos Benedito abençoado e Bendizidos)-DF
16h Mestre Gilberto Calungueiro (espetáculo Botando Boneco)-CE
17h – Mestre Zé de Vina (espetáculo As presepadas do casamento de praxedes )-PE
19h – Encerramento com Trio Agrestino