Detalhes do novo Projeto da Artista

Elaine Frere é produtora cultural e artista independente que atua em diversas esferas da arte, como por exemplo o Circo e o Teatro.  Escreveu, dirigiu, compôs trilhas sonoras e produziu espetáculos com parceiros como Hugo Possolo (figurinos em Bons Sonhos); Guga Stroeter (Supervisão de trilha sonora em Bons Sonhos) e Jairo Mattos (Direção em Acácias e Tem café no Bule). Atuou como Coordenadora Geral de Produção no Festival Internacional de Circo de São Paulo, edições 2018 e 2019.

Como escritora, é autora de dois livros infantis de temática circense, “O Vento veio Brincar no Trapézio” e “Lá vem o Circo” lançados pelas editoras: Trilha das letras e Napoleão, respectivamente.

No Show “Quando os Versos se uniram pra reclamar Canção”, Elaine Frere apresenta canções autorais, acompanhada por Felipe Mancini, multi instrumentista, que traz para o repertório arranjos com guitarra portuguesa, cavaquinho, alaúde e violão clássico.

Tendo por referência artística cantores como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Marisa Monte, entre outros, Elaine Frere traz em seu repertório de estilo MPB, ritmos diversos, finamente harmonizados por Felipe Mancini.

Num bate-papo descontraído e informal, Elaine Frere tece comentários sobre as histórias que deram origem as canções, bem como sobre sua trajetória artística para fora do universo musical, o que envolve formas de produção independente e, objetiva estimular a produção cultural e a formação de público para as artes. Este tema se relaciona diretamente com o nome do Show que traz uma curiosidade: Elaine Frere travou contato com a música ainda na infância, ouvindo canções do rádio, no reduto de uma família de classe baixa, cujo acesso à cultura se dava unicamente, pelos veículos de comunicação de massa. Seus pais, estudantes de violão e acordeon, abandonaram a arte para vincularem-se a trabalhos monetariamente mais vantajosos, com o objetivo de “sustentar a família”. Na adolescência, com seu primeiro violão, compunha suas primeiras obras autorais. No processo de escolher uma universidade para cursar, foi acolhida pela Arte Educação e o Teatro, já que a universidade de Música tinha por critério inicial “saber ler partituras”. Sobre esse episódio é de se lamentar o fato de, ainda hoje, a música não fazer parte da grade curricular.

A música porém seguiu paralela a formação e atuação em teatro e circo, “fazendo fita” em trilhas sonoras originais para espetáculos de teatro de produção independente, assim como a escrita poética, que foi registrada em livros, contos e textos dramatúrgicos.

Mais recentemente, em 2017, a música pediu passagem, os Versos se uniram e reclamaram a Canção que poderiam Ser e, Elaine, voltou a estudar violão, estimulada por amigos que viram em suas obras engavetadas, potencial real de empatia com o público.

“Quando os Versos se uniram pra reclamar Canção”, traz na bagagem todo esse potencial, da adolescência artística estanque, passando por todos os ritos de passagem de uma vida na arte e chega aos palcos amadurecido e amparado pela força da técnica musical de Felipe Mancini, em arranjos delicados e instrumentos diferenciados e pouco usados, numa compreensão imediata da obra da autora. É de se ter fé na vida, esse encontro!

Para Felipe Mancini, a obra  que lhe foi apresentada para arranjos,  convite de Elaine, traz na bagagem toda influência brasileira das bases rítmicas africanas, mas também uma forte linha conduzida pela formação da ópera europeia, que foi desembocar nas modas portuguesas, como na canção “Quando Adormeço”.  A influência da música árabe, devido a presença dos mouros por aproximadamente 7 séculos na Península Ibérica, também se mostra na canção “Tudo o que você não disse, mas eu ouvi”, um lamento, típico das canções trazidas pelos ciganos, povo que, não por acaso, trouxe o Circo para o Brasil. “Tudo o que você não disse mas, eu ouvi” é o primeiro single de Elaine Frere, que será lançado no show e disponibilizado na rede

“Quando Adormeço” Nesta canção Elaine canta com Kleber Albuquerque.

Contatos: Elaine Frere (11) 991719829 – elaine.frere@hotmail.com

Perfil Profissional:  https://elainefrere.wordpress.com/  

Canal Youtube:  https://www.youtube.com/user/elainefrere1?feature=mhee 

Quer Saber Mais ? (Acesse…AQUI)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here