O Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes é um grupo cultural sem fins lucrativos que confecciona Bonecos de Rua e realiza cortejos, blocos e cordões.
O grupo surgiu em 2007 a partir de pesquisas e a realização de oficinas coordenadas por Jefferson Cristino. Desde então a proposta tem ganhado novos colaboradores e participantes que trabalham para a realização das diferentes ações propostas pelo grupo.
Em 2009, junto com a Cia Porto de Luanda, o Sucatas Ambulantes fundou o bloco de carnaval de rua Pavão Encantado, que percorre o Conjunto José Bonifácio sempre no primeiro domingo após o carnaval com bonecos, marchinhas e muita gente com suas fantasias bizarras.
O grupo realiza intervenções em diferentes locais da cidade e do estado de São Paulo, sem destinção entre apresentações em festas da comunidade, eventos governamentais e de instituições privadas reconhecidas como o SESC e a Fundação Tide Setúbal por exemplo. Além disso, alcançou visibilidade em jornais, blogs e sites do poder publico e privado.
Os bonecos são feitos com papietagem e reaproveitamento de materiais que normalmente são jogados no lixo e todos os personagens foram confeccionados por idosos, adultos, jovens e crianças durante oficinas gratuitas. Atualmente nosso acervo possui 23 bonecos construídos com diferentes técnicas, 5 bumbos de samba rural, figurinos e estandarte, tudo construídos de forma artesanal.
Nosso trabalho tem influência direta de grupos como o Cordão Folclórico de Tatuí fundado em 1928, Cabeções Vovô da Serra do Japi de Bom Jesus de Pirapora e dos Gigantões de São Luiz de Paraitinga, tratando nestes anos a cultura paulista com muita responsábilidade e amor, e conquistando cada vez mais o respeito e apoio dos mestres da cultura popular paulista.
Quer saber Mais ? ( Acesse…AQUI )
Serviço:
Samba da Linha
Dia 7 de Setembro
19hs as 21hs
Estação Dom Bosco – Itaquera
Artigo anteriorFilmando as Ruas do Bairro
Próximo artigoJessica Sandrine
Cultura Leste
A mais de 10 anos, o Cultura Leste começou com a iniciativa de difundir e divulgar os grupos, coletivos, artistas, artesãos, eventos, ações culturais e esportivas promovendo e fomentando a cultura e a arte em todos os seus segmentos, de forma voluntária como fazemos até hoje, enfatizando as regiões mais afastadas do centro de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here