Cia estreia Espetáculo em três Episódios
“Amor Mundi”, criação da Cia Fragmento de Dança, que estréia no próximo dia 12 de setembro, se inspira na relação de cuidado e responsabilidade com o mundo. O trabalho, gravado com todos os integrantes – Diego Hazan, Letícia Mantovani, Maitê Molnar, Thainá Souza, Vanessa Macedo e Vinicius Francês –, no Kasulo, espaço sede da companhia, será apresentado em vídeo numa série de três episódios – ‘Prólogo’, ‘Conspiração Sistêmica’ e ‘Revolução’ – durante três finais de semana seguidos.
O público acessa o grupo pela plataforma Zoom, assiste o espetáculo e, em seguida participa de um bate papo com mediações dos pesquisadores Ana Teixeira e Odilon Roble.
A peça reflete, entrelaça e sugere uma via de interpretação às formulações teóricas de Hannah Arendt. “É sobre ação que se faz em grupo, espreita o risco, a imprevisibilidade, a codependência, a eminência de colisão e emerge num desejo de insurgir, romper e deixar nascer o que não se sabe”, resume Vanessa Macedo, que responde pela direção da companhia e do espetáculo.
Além da cientista política Hannah Arendt, a obra do artista turco Ugur Gallen, que compõe impactantes fotomontagens integrando cenas do cotidiano com outras de tragédias e sofrimento, foi um convite imagético e real para a reflexão sobre os contrastes, desigualdades e contradições presentes na história da humanidade.
Ao concordarem sobre a impossibilidade de adaptar o trabalho para suas casas, pela própria relação de codependência entre os corpos e os objetos que se movimentam na cena, os artistas decidiram retornar ao espaço, com todo o cuidado, para resgatar o sentido da criação e registrarem o resultado em vídeo, realizado porAndré Prado,Bianca Turner e Vic Von Poser. Construções coreográficas importantes relacionadas ao toque, a colisões entre os corpos e a cenas com muito contato corporal tiveram que ser ajustadas ou abandonadas, as necessárias máscaras passaram a compor com o figurino, mas o trabalho se manteve inalterado em sua essência.
A trilha sonora de “Amor Mundi” é de Ricardo Pesce; o cenário conta com a consultoria de Rogério Marcondes e Daíse Neves assina o figurino.
“Amor Mundi” integra projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo.
Estreia “Amor Mundi” – Cia Fragmento de Dança – inspirado no pensamento de Hannah Arent
TEMPORADA ONLINE – via ZOOM
SÁB. 20h – DOM. 19h
12 e 13/09 Episódio 1 – Prólogo
19 e 20/09 Episódio 2 – Conspiração Sistêmica
26 e 27/09 Episódio 3 – Revolução
Ingressos gratuitos no site www.ciafragmentodedanca.com.br/amor-mundi (será transmitido pelas plataformas Zoom e Youtube)