A peça “O Crocodilo” é uma adaptação do conto fantástico de Dostoiévski que conta a história de homens comuns que, com a chegada do capital estrangeiro e a possibilidade de ascensão econômica, se desligam da organização coletiva para gerar lucro para outras pessoas, se engajando em um sistema que transita pela sedução e o aprisionamento.
Nesta metáfora, esses homens, mesmo que devorados por um crocodilo e tendo suas vidas devastadas, se satisfazem em viver sendo digeridos por esse grande animal, em uma nova organização de vida aparentemente satisfatória, porém limitada e castradora.
“O conto de Dostoiévski é um irresistível paralelo entre o moderno e o contemporâneo, entre a Rússia do século XIX e o Brasil do século XXI. A chegada do progresso na Rússia e no Brasil se assemelham: uma abrupta introdução dos modos de vida europeus, que os obrigam a dar um salto na modernidade, pulando etapas que acabam por formar estruturas hierárquicas e burocráticas que limitam o acesso a esta modernidade. A modernidade e o capital são resilientes, se adaptam a quaisquer estruturas, vazios por dentro, fazem caber tudo que engolem”, comenta o grupo.
Da fantástica e absurda realidade da obra de Dostoiévski, a Cia. Estrela D’Alva investiga cenicamente a realidade política brasileira, resultante da frase apontada pelo autor russo: “O princípio econômico vêm em primeiro lugar!”
Sétimo espetáculo da Cia. Estrela D’Alva de Teatro, “O Crocodilo” irá circular portrês cidades de diferentes regiões do Estado de São Paulo (Diadema, Santos e Suzano).
Além das apresentações, o projeto pretende gerar um espaço de encontro, debate e formação por meio de Oficinas de Teatro e Política, que promovam discussões práticas ou teóricasem torno da discussão do teatro como espaço para elaboração de filosofia política. Estas oficinas serão ministradas por artistas de diferentes áreas e pesquisas do teatro que participaram do processo de criação do espetáculo.
Sobre a Cia. Estrela D’Alva
A Cia. Estrela D´Alva de Teatro foi fundada em 2005, na cidade de Santo André, pelo diretor Marcelo Gianini e pela atriz Lígia Helena, como uma proposta de continuidade do projeto de teatro estudantil do Colégio Singular, existente desde 1989.
Desde então o grupo cria espetáculos que aliam o teatro ao estudo da obra literária. No repertório estão: “A Hora da Estrela” (2005), adaptação da obra de Clarice Lispector, “Alberto Caeiro – Ele mesmo” (2007), do heterônimo de Fernando Pessoa, “Hamlet S.A.” (2009), do clássico de Shakespeare e do contemporâneo Heiner Müller, “A Incrível Batalha pelo Tesouro de Laduê” (2010), adaptação da obra “Horácios e Curiácios”, de Bertolt Brecht, que recebeu o prêmio de Autor Revelação para Ivan Ribeiro no antigo Prêmio FEMSA de Teatro Infanto Juvenil 2009 (atual Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem),em parceria com a Cia. Lona de Retalhos; “Ulisses Molly Bloom – Dançando para adiar” e “O Crocodilo”, de Doistoiévski, que estreou na Mostra de Teatro Político do ABC, no Sesc Santo André.
Em julho de 2019 o grupo participou do Festival Internacional de Teatro de Cazenga, em Luanda, Angola, com o espetáculo “O Crocodilo”, além de ministrar oficina de Pedagogia Teatral e participar da conferência “Teatro e Pedagogia”.
As ações fazem parte do projeto “O Crocodilo” contemplado com o Edital PROAC Lab (Lei Aldir Blanc) 44/20210 da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Ministério do Turismo.
SERVIÇO: Apresentações do espetáculo “O Crocodilo”
Com Cia. Estrela D’Alva de Teatro
Sinopse: Em uma Passagem um homem comum é engolido por um crocodilo. Ainda vivo, e gerando lucro ao dono do réptil, um estrangeiro, ele começa a vislumbrar a grande figura que poderá se tornar mantendo-se deitado de lado, com tempo suficiente para criar novos pensamentos para uma nova sociedade. A ascensão do crocodilo e do dono do crocodilo também poderá ser sua ascensão. Deitados de lado. Qual sociedade é possível existir se diante da primeira chance de se colocar confortavelmente deitados de lado, cedemos?
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos – Grátis
Quando: 13 e 14 de maio de 2022 (sexta-feira e sábado) – Horário: 20h00
Onde: Teatro Clara Nunes – Endereço: Rua Graciosa, 300 – Centro, Diadema – SP, 09910-660 – Telefone: (11) 4056-3356
Oficina Cena Manifesto, com Michelle Lomba
Quando: 13 de maio de 2022 (sexta-feira) – Horário: 15h00 às 18h00 – Onde: Centro Cultural Serraria
*oficina fechada para alunos de cursos de teatro de Diadema
Ficha técnica: Encenação, dramaturgia e atuação: Lígia Helena e Paulo Gircys | Trabalho de corpo e oficina: Carina Prestupa |Iluminação e Cenografia: Mauro Martorelli I Figurinos: Lídia Moura| Leitores provocadores e oficineiros: Judson Cabral, Marcio Castro, Michelle Lomba e Paula Carrara | Operação de som: Carolina Ferrarezi
Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Cel (11) 99568-8773 – luciana.gandelini@gmail.com
Informações: www.ciaestreladalva.com.br, www.facebook.com.br/ciaestreladalva ou @ciaestreladalva