De 6 de junho a 5 de julho, sábados e domingos, às 18h, na Plataforma Zoom
Com mais de 600 espectadores em sua primeira temporada online, o espetáculo AMORES DIFÍCEIS, do grupo Arte Simples de Teatro, reestreia com duas novas cenas, que se somam as três já existentes.
As apresentações voltam ao Zoom, aplicativo de videochamadas de 6 de junho a 5 de julho, sempre aos sábados e domingos, às 18h. Além dos solos A Julieta, A Banhista e A Viajante a montagem conta agora com as cenas O Pai e Os Dois, onde, nessa última, as atrizes Isadora Petrin e Andrea Serrano contracenam virtualmente pela primeira vez.
CONFIRA: https://www.facebook.com/grupoartesimples/
Em tempos de pandemia, com teatros, casas noturnas e espaços culturais fechados, os artistas estão se reinventando e lançam mão da internet e das diversas plataformas digitais para seguir trabalhando, ao mesmo tempo em que exploram novas linguagens. Foi pensando nisso que a atriz e diretora Tatiana Rehder resolveu levar ao ambiente virtual a montagem de AMORES DIFÍCEIS baseada no livro Os Amores Difíceis, de Ítalo Calvino.
Apresentações ao vivo
Antes da quarentena, a peça, que estreou em 2017 na capital paulista, estava se preparando para voltar aos palcos, mas com o distanciamento social tomou um novo rumo e o grupo decidiu investigar como seria fazer o espetáculo ao vivo pela plataforma Zoom.
“Levamos os ensaios para o formato da plataforma, sempre com a ideia de que a apresentação não perdesse a teatralidade, a interação com a plateia e a comicidade”, explica a diretora. Para tanto, o espetáculo, que como diz o nome, fala de amores difíceis, não somente entre pessoas, mas situações amorosas que as pessoas passam e ficam marcadas, sofreu algumas alterações e virou três pequenos monólogos: A Julieta e A Banhista com a atriz Isadora Petrin e A Viajante interpretado pela atriz Andrea Serrano.
Após um mês de temporada em ambiente virtual, AMORES DIFÍCEIS traz duas novas cenas O Pai e Os Dois e passa a integrar o acervo da Mungunzá Digital, plataforma online do Teatro de Contêiner Mungunzá. “Aprendemos bastante com as primeiras apresentações, apesar das dificuldades da internet, como delays, paralisações e quedas de sinal, mas o resultado foi tão positivo, que agora nos desafiamos mais um pouco e na cena Os Dois, as atrizes estarão contracenando, cada uma em sua casa, mas juntas”, adianta a diretora.
Novas cenas
A diretora explica que AMORES DIFÍCEIS não é teatro filmado, como algumas companhias vêm disponibilizando filmagens de peças já exibidas. “Estamos descobrindo um jeito novo de encenar, mesmo confinados. A plateia recebe o link e assiste a montagem ao vivo direto da casa das atrizes”, conta Tatiana, adiantando ainda que até interações com a plateia foram inseridas.
Estarão em cena, a cada semana, cenas diferentes. O Pai, com Isadora Petrin, abre a programação com apresentações dias 6 e 7 de junho. A cena mostra um homem que se vê diante de um grande amor difícil, a morte. Já a atriz Andrea Serrano apresenta nos dias 13 e 14 de junho A Viajante, onde uma moça conhece o seu futuro amor em uma excursão de navio e não mede esforços para que tudo dê certo e se case com ele.
Isadora Petrin também apresenta A Banhista nos dias 20 e 21 de junho e A Julieta nos dias 27 e 28 de junho. No primeiro solo uma mulher se vê pela primeira vez sozinha na praia com seu biquíni novo e a partir dessa experiência começa a descobrir o próprio corpo e no segundo, o sonho da atriz em interpretar a famosa personagem Julieta, de Shakespeare, pode se concretizar graças a quarentena.
Em Os Dois com apresentações dias 4 e 5 de julho, Andrea Serrano e Isadora Petrin mostram a história de duas pessoas, que tentam se encontrar e se comunicar, mas percebem o quanto é difícil.
Todas as apresentações são gratuitas, mas há um ingresso opcional no valor de R$ 20,00 – a venda pelo site sympla – para quem queira contribuir. O valor do ingresso será dividido metade para a produção do espetáculo e a outra metade será doado para o fundo Marlene Colé de apoio a técnicos e artistas das artes cênicas.
Para roteiro:
AMORES DIFÍCEIS – De 6 de junho a 5 de julho, sábados e domingos, às 18h, na Plataforma Zoom. Baseado no livro Os Amores Difíceis, de Ítalo Calvino. Direção – Tatiana Rehder. Elenco – Isadora Petrin e Andrea Serrano. Texto – Tatiana Rehder, Isadora Petrin, Andrea Serrano e Marcela Arce. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Produção – Tatiana Rehder, Isadora Petrin e Andrea Serrano. Duração – 25 minutos. Classificação etária – Livre. Ingressos – Opcional no valor de R$ 20,00 pelo site sympla. O link da plataforma Zoom será disponibilizado pelo direct do instagram @amoresdificeis e pelo site teatrodeconteiner.com.br.
Apresentações:
Dias 6 e 7 de junho – O Pai com Isadora Petrin
Dias 13 e 14 de junho – A Viajante com Andrea Serrano
Dias 20 e 21 de junho – A Julieta com Isadora Petrin
Dias 27 e 28 de junho – A Banhista com Isadora Petrin
Dias 4 e 5 de julho – Os Dois com Andrea Serrano e Isadora Petrin