O Circo di Sóladies é um circo formado apenas por Mulheres
A apresentação de Choque-Rosa faz parte do projeto De|Generadas 4.0: Feminismos em Pauta do SESC Santana, que propõe colocar os diversos femininos em diálogo através de palestras, bate-papos, debates, encontros festivos, exibições de filmes, intervenções, exposições de arte, performances e outras apresentações artísticas.
A mostra oferece um mosaico abrangente e diversificado da produção cultural, intelectual e artística feminista.
Choque-Rosa é um espetáculo de Palhaçaria Feminina em que mulheres palhaças e feministas misturam técnicas circenses com a linguagem cômica, para refletir e alertar para igualdade de gênero, valorizando o protagonismo, o poder da mulher e a força de mulheres do passado que fizeram história.
A criação do espetáculo partiu da pesquisa do grupo sobre a história de mulheres brasileiras e o impacto de seus feitos na sociedade, lidando com a violência gerada pelo machismo e o patriarcado. “Elas, as que vieram antes, guiaram nossas escolhas e guiarão as palhaças em suas descobertas” – explicam as integrantes do grupo Kelly Lima, Lilyan Teles, Tatá Oliveira e Verônica Mello.
Utilizando camadas simbólicas, o grupo surpreende por tratar de temas que geralmente são considerados complexos, com muita delicadeza e poesia. Através do riso, inspiram reflexões importantes sobre a potência da mulher, dialogando e envolvendo o público de todas as idades, divertindo crianças, jovens e adultos.
Para a criação do espetáculo “Choque-Rosa” o grupo contou com apoio do edital PROAC Montagem e Circulação de Circo, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Desde a idealização, passando pela criação, produção, comunicação, execução e outras funções, todas as tarefas do projeto, sem exceção, foram realizadas por mulheres.
Um Circo feito por mulheres para todos os públicos
Idealizado por Lilyan Teles e Tatá Oliveira, o Circo di SóLadies surgiu em 2013 a partir das inquietações em relação a desigualdade de gênero e da percepção de que havia ainda um pequeno espaço dado à mulher tratando-se de comicidade e linguagem do palhaço. Em 2016, após dois anos de apresentações e intervenções, juntam-se a elas as artistas Kelly Lima e Verônica Mello, ampliando o repertório do grupo.
Feito por mulheres – palhaças, atrizes, musicistas, pesquisadoras e realizadoras – para todos os públicos, é um circo em que as artistas desenvolvem o repertório através do improviso e do jogo cênico com elementos fundamentais para a conexão e interação com o público, a conquista do estado da graça, do riso e da reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.
Sinopse: Augustina, Greice, Úrsula e Xamanga encaram mais um dia de mesmice dentro de casa: limpar, passar, cozinhar e… Peraí? Cadê a Maria?! Com o sumiço da amiga Maria, as quatro palhaças são obrigadas a se aventurar no tão temido FORA, um lugar que não foi feito para elas, onde mulher nenhuma pode se aventurar. Será?
Serviço:
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Grátis
Quando: 08 e 15 de setembro de 2018
Horário: 14h00
Local: SESC Santana – Deck de Entrada
Endereço:Avenida Luiz Dumont Villares, 579 – Santana – São Paulo
Telefone (11) 2971-8700
Assessoria: Luciana Gandelini – Cel 99568-8773 – lucigandelini@gmail.com
Fotos: Carla Lima
>>Quer Saber Mais? (Acesse…AQUI)