“São Paulo/2018 – As margens de uma das maiores metrópoles do mundo se localiza o bairro de São Mateus, território extenso, ímpar e repleto de comunidades. Desde seu processo de urbanização é destaque por seus inúmeros contrastes.

Das páginas policiais como um dos bairros mais violentos do Estado São Paulo, para os principais canais de cultura e arte do mundo, é nesse contexto repleto de contradições que se edificaram diversas caminhadas e movimentos, do hip hop ao funk, do samba às comunidades tradicionais, não importa o ritmo, a regra que vale é a da construção do povo, pelo povo e para o povo.

É nessa mesma caminhada que a mais de uma década tem sido acompanhada, registrada e divulgada, por fotógrafos que emprestam gentilmente seus olhares, para compartilhar com o mundo, aquilo que só quem passa por São Mateus é capaz de vivenciar.

Para além dos corpos, becos, vielas e murais, a coletividade, a cooperação, a memória e a sensibilidade retratada pelos fotógrafos da mostra “Olhos da caminhada” retém de forma muito íntima a identidade e as transformações de um bairro resistente que respira e transpira arte, ao mesmo passo que cotidianamente o mesmo território é marcado e exposto por condições sociais precárias e contingentes.”

Toni William Crosss
No dia 09 de Junho, acontece abertura da próxima exposição na Favela Galeria. A mostra coletiva ‘Olhos da Caminhada’ apresentará os trabalhos dos fotógrafos Mateus Silva, Toni William Crosss, Daniela Cordeiro e Diego Aliados.

Serviço:
Exposição Fotográfica: Olhos da Caminhada
Abertura da Expo: 14h00
15h00 às 16h00: tour pela favela (onde se passa a maior parte do rolê e contexto das fotos).
16h30 às 17h30 – Roda de conversa com os artistas sobre a Expo.
18h00 às 20h00: DJ Set + Pocket Show
Quando: 09/06/2018 à 14/07/2018
Onde: Favela Galeria
Rua Archangelo Archina, 587 São Mateus, São Paulo