Projeto conta com apresentações gratuitas e debate para refletir a maneira de se fazer circo-teatro no Brasil.
Nos dias 17 e 24 de março o Circo Teatro Palombar apresenta um de seus trabalhos de maior prestígio: “A Novidade é Milenar”, espetáculo inspirado na linguagem do melodrama e no modelo de circo nos séculos XIX e XX.
O espetáculo que colocou o grupo num outro patamar artístico teve a contribuição de profissionais como Carlos Cosmai da Cia LaMala, Dani Boni do grupo Morpheus Teatro e de Carlos Gardin,figurinista da série que marcou gerações: Castelo Rá-Tim-Bum. Nesse espetáculo o grupo se arrisca na mescla de técnicas de acrobacia solo e aérea, como a báscula, além de abusar da comicidade para contar a história de seres arquetípicos do circo freak show que habitavam no imaginário das pessoas.
Para discutir a linguagem do espetáculo e o contexto do circo-teatro brasileiro o coletivo realiza uma “clownversa” com a presença do ator, diretor e teatrólogo Fernando Neves, que desenvolve uma pesquisa continuada sobre a estética e o fazer circense no Brasil.
A mesa irá acontecer no dia 19 ás 17 hrs no Centro de Memória do Circo. A circulação dos espetáculos faz parte da mostra de 5 anos do grupo e está sendo realizada com apoio do Edital de Apoio à Criação Artística – Linguagem Circo da Secretária Municipal de Cultura.
Sobre o Grupo
O Grupo Circo Teatro Palombar nasce a partir do circo social e encontra sua inspiração na ancestral arte do circo. Nasceu em 2012 no bairro Cidade Tiradentes a partir do processo formativo no Instituto Pombas Urbanas, onde recebeu orientação para a criação de seu primeiro espetáculo. Desde então participou de importantes eventos da cena cultural paulista como: 1º Festival de Espetáculos de Rua de Atibaia, 10ª, 12ª e 13ª edição da Virada Cultural, 8ª Palhaçaria Paulistana, 8ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, IX Festival Paulista de Circo, Temporada no Centro Cultural São Paulo. Recebeu prêmios como o Programa VAI – Valorização de Iniciativas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Redes e Ruas e ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.
O espetáculo “A Novidade é Milenar” teve sua pré-estreia na Escola Nacional de Circo (RJ) durante a “Palhaçatura” organizada pela ESLIPA – Escola Livre de Palhaços. Após a temporada de estreia o grupo levou o espetáculo para o XII Festival de Circo de Londrina. O Grupo se diferencia na maneira orgânica de produzir sua arte, se organizando coletivamente de forma cooperativa e aprofundando seus estudos continuamente em diversas linguagens como: teatro, música e circo.
Ficha Técnica
Coordenação geral e Direção: Adriano Mauriz
Assistente de coordenação: Ricardo Big
Direção Musical: Joilson dos Santos
Figurino: Carlos Alberto Gardin
Assessoria de Bonecos: Dani Boni
Cenário: Celso Rorato
Direção do número da báscula: Carlos Cosmai
Técnico de som: David William
Artistas: Barbara Maria, David Wiliam, Giuseppe Farina,
Guilherme Torres, Henrique Nobre, Larissa Evelyn, Leonardo Galdino, Marcelo
Nobre, Paulo Santos, Rafael Garcia e Vinicius Mauricio.
Serviço:
Dia: 17 de Março às 12h Local: Tendal da Lapa Rua Constança, 72. Lapa. São Paulo
Dia: 24 de Março às 17h Local: Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão Praça Oscar da Silva, 110. Vila Guilherme.
Entrada Franca. Classificação Livre. Duração: 60min.
Clownversa:
Dia: 19 de Março às 17h Tema: Artes Cênicas de Rua
Pesquisador convidado: Fernando Neves
Local: Centro de Memória do Circo
Galeria Olido – Av. São João, 473. Centro. São Paulo
Entrada Franca. Duração: 2h
Informações: circoteatropalombar@gmail.com / (11) 99740-1801 / 98410-5355
Quer Saber Mais ?(Acesse…AQUI)