Sarau Pretas peri é um coletivo de mulheres negras e artistas da zona Leste de são Paulo, que realizam com foco na cultura periférica e empoderamento da mulher. O sarau acontece com intervenções e performances unindo diversos elementos como a dança, a música, poesia, hip hop através do rap, traçando sempre resgatar sua ancestralidade, tendo sempre um (a) artista especial convidada (o) e o microfone aberto que possibilita a participação do público com qualquer manifestação artística. É um sarau realizado de maneira permanente na região da zona leste/ Itaim Paulista e também de maneira itinerante quando há convites fora de são Paulo.
Organizadoras
O sarau Pretas Peri é idealizado pela atriz e poeta Jô Freitas, essa artista nordestina e adotada por são Paulo se denomina cenopoeta, por vir do teatro, da poesia e da dança, seu trabalho poético está neste universo “performático” sendo um grande diferencial na cena cultural poética, seu trabalho fala essencialmente da mulher, negra, nordestina, periférica. Através da arte, da poesia a artista viajou para o Equador em 2016 e 3 vezes ao Peru realizando trabalhos com a poesia e o teatro. Pretas Peri também tem como poetas integrantes a Tayla Fernandes que é atriz, articuladora cultural nos coletivos Sarau Pretas Peri e Ashanti, ambos atuantes nas periferias de São Paulo, também poetisa, slammer e arte-educadora atuante nas cenas de saraus e ações culturais de São Paulo e região, tendo como foco o empoderamento das periferias e grupos socialmente menos contemplados no consumo cultural e a Juliana de Jesus Neta/Filha Dona Tereza Josefa de Jesus.
Além de ser um coletivo de mulheres negras o sarau também conta com outros artistas da região que contribuem, que somam e sonham com as Pretas Peri…
São eles: O Musico Yunei Rosa, o integrante do grupo de Rap De Loná e Kombuteco- Karosso e Evelin da Silva, o Poeta Antônio Henrique e Renata Ribeiro. Pretas Peri é uma comunidade, é uma resistência com o ideal de luta pela arte periférica. Em 3 anos houve em torno de 30 saraus, mais de 70 convidados, 50 grupos teatrais e musicais e média de 70 pessoas por evento sendo em média total de 10 mil pessoas.
Confira a programação completa do dia do evento
16h Dança circular Ariane marques
17h Grupo de samba de coco Semente Criola
18h Slam Vale nada
19h batucafro
20 h Microfone aberto
Convidados
H-TÁ intervenção poética
Intervenção “Corpo que Carrega” Mariana Ramos
OqueDizemOsUmbigos
Música com Yunei Rosa
Tema rap
Ck Mc
De Loná 21h show Indy Naíse
Evelyn badu Flozinha Princy Princy- pintura infantil
Lançamento do livro Vicio de Mariana Felix
Serviço:
Sarau Pretas Peri
Dia : 24 de Setembro
Horas: 16H
Rua Vicente reis s/n e Manoel Alvares Pimentel s/n Jardim Camargo Velho.
 Quer Saber Mais ? (Acesse…AQUI)