A expansão do sistema federal de ensino superior é uma das marcas na recente história da educação brasileira. Em São Paulo, as lutas dos movimentos sociais da Zona Leste em defesa da educação pública desembocaram em um capítulo especial desse processo: a criação do campus Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo.
O Seminário Universidade, Cultura e Periferia é um espaço permanente de discussão para onde confluem as expectativas e demandas culturais da sociedade em relação ao futuro campus; e onde são relatadas experiências acadêmicas praticadas em outras universidades.
Os diálogos entre o saberes acadêmico, o popular e tradicional (indígena, afro- brasileiro, periférico) em cursos regulares configura-se como um mecanismo de inclusão da diversidade cultural na universidade fazendo do encontro de saberes um novo paradigma para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O primeiro seminário foi realizado entre setembro e dezembro de 2014, período no qual professores universitários e ativistas culturais debateram a partir de temas específicos: experiências juvenis na periferia; quilombo, favela e periferia; cultura, corpo e arte; e a construção de políticas culturais: “fazer para” e “fazer com”.
As discussões nesta segunda edição ocorrerão em torno de dois temas: 1) a gestão nas culturas populares e tradicionais; 2) o lugar das periferias na universidade. Desse modo, pesquisadores, gestores, ativistas, mestres e produtores culturais apresentarão mais uma contribuição para o fortalecimento dos vínculos entre a universidade e a comunidade na qual ela está inserida.
Programação
9h: Abertura: Rede de Culturas da Zona Leste Paulistana
9h30: Saberes Populares, Saberes Tradicionais-Saberes Acadêmicos, e vice-versa: o lugar das periferias na Universidade.
Mediadora: Fernanda Miranda Cruz – Professora do Departamento de Letras da EFLCH da UNIFESP, Campus Guarulhos; Coordenadora do Núcleo de Cultura, Corpo e Arte (NUCCA).
José Jorge de Carvalho
Professor Titular no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília; Coordenador do INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq.
Mestra Lucely Morais Pio
Quilombola, Articulação Bacari de Plantas Medicinais do Cerrado Goiás.
12h-13h30 – Intervalo / Almoço
14h: A gestão cultural nas culturas tradicionais e populares
Mediadora: Elizandra Sousa – Poetiza e Jornalista; Ação Educativa / Agenda da Periferia.
Alberto Ikeda – Professor Aposentado do Instituto de Artes UNESP; Professor-Colaborador PPGM-ECA-USP; Coordenador do Grupo de Estudos: Música étnica e popular (Brasil/América Latina)
Renato Gama
Membro da Banda Nhocuné Soul; Cantor; Compositor e produtor musical.
José Márcio Barros
Professor da PUC Minas; professor convidado do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBa. Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural e do Programa Pensar e Agir com a Cultura; integra a Rede de Estudos em Políticas Culturais.
16h30: Roda de Conversa
Economias de Plataforma Tecnológicas na Periferia
Gilson Schwartz – Professor ECA/USP; Coordenador do Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento; Diretor para América Latina da rede internacional “Games for Change”; Curador do Portal da Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
17h: Encerramento: Rede de Culturas da Zona Leste Paulistana
Serviço
Data: 07/05/2016, Sábado
Horário: 9:h às 17:h
Local: Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20.
Entrada Gratuita
Entrada Gratuita
Realização:
Observatório de Políticas Públicas e Centro Memória da Zona Leste
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UNIFESP)
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UNIFESP)
Fórum para as Culturas Tradicionais e Populares de SP. Rede de Culturas da Zona Leste Paulistana
Apoio:
Coordenação de Políticas para a Juventude da Prefeitura Municipal de São Paulo
Quer mais Cultura?( Acesse…AQUI )