Até dia 10, na Caixa Cultural fica em cartaz “A Arte Indígena de Victor Brecheret”. Com curadoria de Maria Aparecida Brecheret, a exposição traz obras inspiradas nos antepassados indígenas e no primitivismo milenar.

Para a mostra foram selecionadas 24 esculturas e 23 desenhos, inspirados na cultura indígena, brasilianista e marajoara, oriunda da Ilha do Marajó, no Pará. Inspirado nos antepassados e no primitivismo milenar, o artista criou grafismos que lembram escritas antigas.

A terracota é um dos materiais que o artista usava para entalhar lendas e mitos indígenas, como as obras “Drama Marajoara”, “Filha da Terra Roxa” e “Índio e a Suaçuapara”, ganhador do prêmio de melhor escultura nacional na 1ª Bienal de Arte de São Paulo, em 1951. Além da terracota e da madeira, ele esculpia em pedras.

Encontrou três pedras enormes que foram arrastadas pela maré até a praia, e nelas entalhou a história de uma índia e um peixe. Nesta obra, o autor se aproxima do primitivismo e marca o instante em que a escultura deixa de ser baixo relevo e se transforma em gravura.

O Que: Exposição Victor Brecheret
Quando: Qui 05/11 a Dom 10/01 das 09:00 às 21:00
Quanto: Catraca Livre
Onde: CAIXA Cultural
Endereço: Praça da Sé, 111 – Galeria Michelon – Centro. Telefone: (11) 3321-4400.
As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Fonte: Catraca Livre…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here