O Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo, abre chamada nacional para acolher propostas de trabalhos de artes cênicas, contação de histórias e performance de artistas negros e indígenas para a 4ª edição do Festival. Os interessados podem enviar suas propostas até 31 de maio de 2022, por meio de formulário disponível no site do Festival (aqui).

Festival de Teatro Negro abre chamamento  para artistas negros e indígenas

Os artistas poderão se inscrever para múltiplas linguagens, são elas: teatro; dança; performance; contação de histórias; intervenção artística; intervenção musical, artes integradas ou múltiplas linguagens para formatos presenciais e online. 

A 3ª edição do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo celebrou, entre os dias 20 e 31 de outubro de 2021, o centenário da vida e obra da atriz Ruth de Souza, que completaria 100 anos no ano passado, em diálogo com as cosmovisões indígenas e negras do Brasil com apresentações online e presenciais. Desde a sua primeira edição em 2019, a procura de artistas de todo o país para participar do evento tem ficado cada vez maior, por isso os seus idealizadores decidiram realizar um chamamento para a 4ª edição, ampliando assim a área de pesquisa e dos trabalhos que estão sendo produzidos em regiões fora das capitais brasileiras.

“Entendemos este chamamento como um ato político que ocorre ao mesmo tempo pela expansão e descentralização do Festival da região sudeste e sobretudo da capital paulista, embora o evento aconteça aqui. É fundamental ampliarmos cada vez mais o nosso campo de visão para artes produzidas por pessoas indígenas e negras de diversas regiões do país, contou Ellen de Paula, idealizadora do Festival.

“Na verdade, a abertura de um chamamento era bastante esperado por nós desde a primeira edição em 2019. Este gesto que fazemos agora é o resultado do crescimento do Festival e do seu alcance para além de São Paulo depois de termos realizado três edições consecutivas. Estou empolgado com as propostas que já estamos recebendo”, completou Gabriel Cândido, idealizador do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo.

A ideia é que as propostas fiquem armazenadas para consulta da curadoria, ajudando-os nas edições futuras e seguindo os conceitos criados para o Festival. Porém, as propostas que chegarem depois da data estabelecida, serão consideradas para edições futuras.

Em 2021, as 35 atividades do Festival se dividiram em: atos artísticos, giras de conversa e quilombos artísticos-pedagógicos. Foram mais de 4 mil visualizações nas apresentações transmitidas pelo Youtube e 212 espectadores pelas plataformas Sympla e Zoom. Presencialmente e com público reduzido devido às medidas contra a Covid-19, mais de 150 pessoas estiveram em apresentações de peças nos teatros Cacilda Backer e João Caetano, na capital paulista.

Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo

Primeiro festival dedicado aos teatros negros em São Paulo, o Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo é um território de encontro, expressão, fruição, reflexão e diálogo entre público, artistas, grupos, coletivos e companhias cujas produções se reafirmam de diversas formas em seus fazeres artísticos como arte negra. Portanto, um território que ao mesmo tempo em que celebra os teatros negros enquanto experiência artística histórica e contemporânea, propõe-se como espaço de mobilização política e de exercício pela cidadania.

Com sutileza, potência e respeito devido para com uma das mais importantes artistas do teatro, cinema, teledramaturgia do Brasil, o Festival homenageia, de forma permanente e afetuosa, a atriz Ruth de Souza (1921-2019), dando a esse território o nome de “Dona Ruth”. Assim, o Festival reconhece essa mulher negra e artista como símbolo de qualidade técnica, luta por dignidade e abertura de caminhos nas artes da cena para todas as pessoas negras artistas que são sua continuidade.

Serviço:

Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo 2022

Edital de Chamamento  

Inscrições até 31 de maio de 2022

INSCRIÇÕESAQUI https://donaruthftnsp.com.br/envio-de-propostas/

Informações de contato

Assessoria de imprensa

Kelly Santos | 11 95630 3505

kelly.santos@midiapentefino.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here