De 20 a 26 de fevereiro de 2022, o Grupo Pandora de Teatro e a Ocupação Artística Canhoba, promovem o 7º Ato Artístico Coletivo Perus, que neste ano será realizado em formato presencial e contará com uma programação plural e diversa durante uma semana inteira, para o público de todas as idades.

Com atividades culturais gratuitas de múltiplas linguagens, incluindo teatro, literatura, música e breaking dance, o festival será realizado na Ocupação Artística Canhoba (@ocupacaoartisticacanhoba) que fica na Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton, Zona Noroeste de São Paulo – SP, com entrada gratuita.

No dia 20 de fevereiro (domingo), às 18h00, com o Grupo Pandora de Teatro apresentando o espetáculo “Jardim Vertical” espetáculo que explora o universo nonsense, trazendo o olhar para a essência da personalidade autoritária no contexto brasileiro, que se revela através de aspectos significativos da nossa sociedade, como o conceito de família, as ambições patriarcais, os sonhos e os desejos por mudanças.

No dia 21 de fevereiro (segunda-feira), às 19h00, acontece a “Segunda Negra – Sarau/Roots/Reggae”, evento que que visa refletir e desmistificar preconceitos de ordem racial, entre outros temas, e que nesta edição conta com a participação da banda de reggae Indaíz.

Na terça-feira, dia 22 de fevereiro (terça-feira), às 14h00 acontece a Oficina de Iniciação Teatral com os arte educadores Caroline Alves e Wellington Candido. A oficina pretende introduzir jovens e adultos ao fazer teatral, trabalhando o imaginário, a consciência vocal e corporal e o desenvolvimento de ferramentas para a composição cênica.

No dia 23 de fevereiro (quarta-feira), às 17h00, o grupo Madeirite Rosa apresenta “A Luta”, espetáculo em que mulheres de diferentes classes sociais se enfrentam em um ringue de boxe. Entre músicas, narrativas e palhaçadas, o ringue se transforma em diferentes espaços do cotidiano e da imaginação. Na sequência, o grupo, que é formado por cinco mulheres, promove uma “Vivência em Teatro de Rua”.

Celebrando a cultura hip-hop, no dia 24 de fevereiro (quinta-feira), às 16h00, acontece o evento “Quebrada Viva Móvel” com Coletivo Noroest. Haverá workshop prático em dança Breaking, bate-papo, pocket show, batalha de breaking e uma biblioteca Hip-Hop itinerante. Um dia de encontro para intercâmbio entre profissionais da dança e artistas, confraternização e troca de conhecimentos através da cultura Hip-Hop.

Na sexta-feira, dia 25 de fevereiro (sexta-feira), às 19h00, acontece o Sarau Estação Poesia com Coletivo Sete na Linha. Haverá exibição do curta-metragem “VÃO” do Grupo Pandora de Teatro e Lançamento do livro “VÃO: trens, marretas e outras histórias” com Jéssica Moreira. O curta-metragem é inspirado no livro, que traz o cotidiano das populações periféricas que utilizam trem na cidade de São Paulo com os desafios de mobilidade urbana, e também o que sentem, sonham e vivem aqueles que estão nas periferias.

No dia 26 de fevereiro (sábado), de 10h00 às 14h00, haverá “Empréstimo de livros infantis” com a Biblioteca Comunitária da Ocupação Artística Canhoba – Cine Teatro Pandora, que promove mensalmente ações de incentivo à leitura. Uma ação gratuita e livre para crianças de todas as idades e suas famílias.

 

No mesmo dia, às 11h00, a Trupe Liuds apresenta “Rádio paranóia” onde dois palhaços conduzidos pela programação de uma rádio, vivenciam transformações como a chegada da tv e smartphones. Uma jornada atemporal que evidencia o processo de alienação midiática que ocorre no Brasil e no mundo.

 Confira a Programação Completa (Acesse…AQUI)

Encerrando a programação do festival, às 15h00, acontece a contação de história “Obax e a chuva das flores” com Grupo Sabiagem. Obax, uma criança inteligente e corajosa, adora se aventurar e contar suas histórias, mas viverá grandes desafios para reencontrar aquilo que acredita e recuperar a confiança de sua comunidade. Na sequência, o grupo promove atividades lúdicas para as crianças.

Sobre o Ato Artístico Coletivo Perus

Realizado pelo Grupo Pandora de Teatro e Ocupação Artística Canhoba, o Ato Artístico Coletivo Perus vem se consolidando anualmente como um importante evento no calendário de Perus. Um festival cuja premissa é fortalecer a criação artística na região, apoiando polos culturais e ocupações artísticas, tecendo um território de desenvolvimento mediado por arte, cultura, meio ambiente e educação.

A primeira edição (2012) contou com o apoio da 24ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, e buscou impulsionar o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento Portland Perus, composto por ex-trabalhadores, moradores de Perus e região, que há mais de 30 anos lutam pela desapropriação da antiga Fábrica e transformação do local em um Centro de Lazer, Cultura e Memória do Trabalhador.

Desde então, foram realizadas quatro edições presenciais (2014, 2015, 2018 e 2019) e um virtual (2021), formato adotado em razão da pandemia da COVID-19 que possibilitou abarcar artistas de outros estados (Salvador, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo), enaltecendo a importância de se criar redes de fortalecimento entre artistas diante do cenário complexo enfrentado pelo setor cultural.

As ações fazem parte do projeto “Estatísticas dos Pássaros” realizado com apoio da 36° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço: 7º Ato Artístico Coletivo Perus

Quando: 20 a 26 de fevereiro de 2022

Onde: Ocupação Artística Canhoba

Endereço: Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton, São Paulo – SP

Atividades presenciais – Gratuitas

Para ingressar nas atividades do festival é obrigatório:

Apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19. Uso de máscara cobrindo adequadamente boca e nariz

Assessoria de Imprensa:

 E-mail – lucigandelini@gmail.com – (11) 99568-8773

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here