“Poeta da Cidade, Martinho Canta Noel”, é uma homenagem na hora certa, no lugar certo, feita pela pessoa certa. Isto é: em pleno centenário, Noel Rosa ganha um tributo feito por outro ícone da Vila Isabel, Martinho da Vila.


O repertório de 14 faixas prioriza as composições que Noel fez sozinho, tanto a letra quanto a música. Por essa razão, algumas das canções não são tão conhecidas do público. A exceção, e que abre o disco, é “Filosofia”, que já foi muito interpretada por outro ícone do samba que também completa seu centenário em 2010, o paulista Adoniran Barbosa.

Mas Martinho não canta sozinho. As parcerias, aliás, não são lá muito impressionantes e privilegiam cantoras novas e as filhas – tanto as dele como a do produtor do disco, Rildo Hora. Maíra Freitas e Ana Costa são as que se saíram melhor. A experiente Mart’nália também cumpre bem seu papel no clássico “Rapaz Folgado”, feita em reposta ao compositor Wilson Batista Jr. Já “Três Apitos” e “Coisas Nossas” ficaram um tanto quanto comprometidas.
Os arranjos e o andamento de algumas músicas são um pouco diferentes, mas ficaram bastante interessantes e Marinho da Vila conseguiu achar um bom equilíbrio entre respeitar os originais e imprimir seu próprio estilo. Ele faz a homenagem sem querer aparecer mais do que o autor e nem simplesmente copiar o que já estava gravado. Destaques para “Fita Amarela”, “E Não Brinca Não” e “Último Desejo”.

01. Filosofia
02. Minha Viola
03. E Não Brinca Não
04. Rapaz Folgado
05. Seja Breve
06. Coisas Nossas
07. Fita Amarela
08. Três Apitos
09. Século do Progresso
10. Quando o Samba Acabou
11. Último Desejo
12. O X do Problema
13. Eu Vou Pra Vila
14. Cidade Mulher:Selo: Biscoito Fino
Fonte:https://www.territoriodamusica.com/resenhas/

1 COMENTÁRIO

  1. Saudações!
    Amigo, eu demorei por que repeti três vezes o vídeo, quantas músicas belas, fazia tempo que não as ouvia… Quanto ao seu Post, com certeza foi feito no capricho!
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here