O selo, Discobertas comandado por Marcelo Fróes, Dessa vez quem ganha uma versão caprichada da Discobertas é o cantor Taiguara.
Mas não se trata de um relançamento. “Festivais” é uma coletânea.
Destacam-se nesse disco “Viagem”, “Cavaleiro Andante”, “Geração 70” e “Nada sei de Eterno”. Há também, neste segundo CD, uma versão de “Wild World”, canção de Cat Stevens.

Considerado um dos símbolos da resistência à censura durante a ditadura militar brasileira, Taiguara foi um dos compositores mais censurados na historia da MPB, tendo cerca de 100 canções vetadas.
Os problemas com a censura eventualmente levaram Taiguara a se auto-exilar na Inglaterra em meados de 1973. Em Londres, estudou no Guildhall School of Music and Drama e gravou o Let the Children Hear the Music, que nunca chegou ao mercado, tornando-se o primeiro disco estrangeiro de um brasileiro censurado no Brasil.


Em 1975, voltou ao Brasil e gravou o Imyra, Tayra, Ipy – Taiguara com Hermeto Paschoal e uma orquestra sinfônica de 80 músicos. O espetáculo de lançamento do disco foi cancelado e todas as cópias foram recolhidas pela ditadura militar em poucos dias. Em seguida, Taiguara partiu para um segundo auto-exílio que o levaria a África e à Europa por vários anos.

Além de registrar momentos históricos da carreira do músico, “Festivais” também marca os 15 anos de falecimento de Taiguara. É, no mínimo, uma bela e justa  homenagem ao cantor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here