21º Festival de Violeiros

0
224
O Festival de Violeiros de Santo Antônio do Grama foi realizado pela primeira vez no ano de 1989, dando abertura a quase uma década de festivais anuais ininterruptos. Ao longo de 1999 a 2008 o evento esteve paralisado, mas em 2009 retomou ao cenário gramense, revivendo-se o clima de animação e valorização da cultura sertaneja.

Festival Incentiva a Manter a Cultura da nossa Musica de Raiz

O Festival de Violeiros de Santo Antônio do Grama (Minas Gerais) foi realizado pela primeira vez no ano de 1989, dando abertura a quase uma década de festivais anuais ininterruptos.

Ao longo de 1999 a 2008 o evento esteve paralisado, mas em 2009 retomou ao cenário gramense, revivendo-se o clima de animação e valorização da cultura sertaneja.

FESTIVAL DE VIOLEIROS
25 e 26/09 | 20h
ONDE ASSISTIR: https://www.youtube.com/user/CulturaGrama

O primeiro Festival de Violeiros foi então realizado nos dias 12 e 13 de junho de 1989, tendo seu início na Praça da Rodoviária, mas, devido uma forte chuva, foi transferido de imediato para o Centro Comunitário de Santo Antônio do Grama.

Assista ao documentário “Violas – O fazer e o tocar em Minas Gerais”, produzido pelo IEPHA/MG, que traz entrevistas com violeiros, violeiras e a fazedores de diversas regiões de Minas Gerais, bem como momentos festivos em que as violas estão presentes.

Confira Mais Imagens! (Acesse…AQUI)

A Prefeitura Municipal foi grande apoiadora do evento, mas os entrevistados ressaltam que esta não foi a responsável direta pela realização do festival, ficando este a cargo das organizadoras Rita e Regina.

“Nós duas não tínhamos um papel definido para cada uma, todas nós fazíamos parte da comissão organizadora e a gente era responsável por tudo, desde a criação, a divulgação, até a realização do evento. Nós fizemos tudo sozinhas. Tivemos ajuda, apoio, mas a realização mesmo e correr atrás de tudo fomos nós que fizemos.” (Entrevista, Rita Russo)

Quer Saber Mais ? (Acesse…AQUI)

DEIXE UMA RESPOSTA