“São Manuel Bueno, Mártir”

0
243
"Preste atenção na inventividade do núcleo, com 26 anos de teatro de animação, ao propor que os atores interpretem baseados em um surpreendente jogo cênico com pequenas esculturas de madeira postas sobre uma mesa redonda." (Revista Bravo!)

A história de um padre que duvida de sua própria Fé

O texto foi escrito em 1930 pelo poeta, filósofo e escritor Miguel de Unamuno (1864-1936), reconhecido, não só pela qualidade de sua obra, mas também pelos sucessivos ataques à monarquia da Espanha. Nunca antes encenado, “São Manuel Bueno, Mártir” transformouse em uma peça, dirigida ao público adulto, que conta a história de Dom Manuel (vivido por Maurício Santana), um padre que duvidava da vida após a morte e da própria existência de Deus.

Através da narrativa confessional e em primeira pessoa de Ângela (Sandra Vargas), o texto embrenha-nos no drama íntimo do pároco, que está prestes a ser beatificado.

Lázaro (Luiz André Cherubini), irmão de Ângela, acaba de voltar dos EUA para a pequena cidade onde nasceu e tenta convencer Ângela a ir embora daquele lugar onde, segundo o personagem, “as mulheres mandam nos homens e os padres mandam nas mulheres”. Mas ela se recusa, convencida de que há questões a serem resolvidas por lá.

A montagem realizada pelo Sobrevento é pouco ortodoxa. Acontece em uma arena ocupada por uma mesa redonda, que representa o mundo. No centro dela, bonecos de madeira estáticos, fixos, sem qualquer articulação, confeccionados pelo escultor Mandi.

São pelo menos 30 bonecos que representam os personagens da trama e o povo da pequena cidade onde se desenrola a historia.

O Grupo Sobrevento é um Grupo de Teatro profissional, formado em 1986, que busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o Teatro de Animação. É reconhecido, nacional e internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros da área. O Grupo tem, hoje, quatorze espetáculos em repertório – destinados a diferentes públicos e espaços –

com os quais ganhou alguns dos Prêmios mais importantes do país. Em suas andanças, viajou por todo o Brasil, do Acre ao Rio Grande do Sul, e apresentou-se em mais de uma centena de cidades não só do Brasil, mas também da Espanha, Irlanda, Escócia, Argentina, Chile, Colômbia, Angola, Suécia, Estônia, México, Irã, Inglaterra, China e França.

Serviço:
São Manuel Bueno, Mártir – com o Grupo Sobrevento
18 de agosto a 23 de setembro de 2018, sábados e domingos, às 20h
Espaço Sobrevento (Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca)
Entrada Franca (reservas pelo e-mail info@sobrevento.com.br)
Duração: 90 minutos. Não recomendado para menores de 16 anos. 68 lugares.
Contatos: (11) 96625-8215 / (11) 3399-3589
>>Quer Saber Mais? (Acesse…AQUI)