“NAVALHA NA CARNE NEGRA”

0
145
Após uma temporada curta e com casa cheia no TUSP, espetáculo faz nova temporada no CCSP, na sala Jardel Filho. FOTOS/Isabel Praxedes

Nova Temporada no CCSP

“Essa montagem pretende friccionar o texto Navalha na Carne contra a própria pele a partir da realidade, experiência e pesquisa de artistas, que, por meio de suas trajetórias, articulam a presença negra na cena e na sociedade contemporâneas”. Rodrigo dos Santos, ator

o espetáculo Navalha na Carne Negra, com direção e dispositivo cênico de José Fernando Peixoto de Azevedo. No elenco os atores Lucelia Sergio, Raphael Garcia e Rodrigo dos Santos.

A peça de Plínio Marcos, que no ano passado completou 50 anos, é tida como um clássico do “teatro marginal”: aquela cena que fazia ver a “escória da sociedade”.
navalha-na-carne-negra-_foto-isabel-praxedes-net-12No caso de Navalha na Carne, figuram três personagens, Neusa Sueli, Vado e Veludo, respectivamente, uma prostituta, um cafetão e um camareiro gay, que, nas palavras do crítico teatral Décio de Almeida Prado, fazem parte de um “subproletariado” – “uma escória que não alcançara sequer os degraus mais ínfimos da hierarquia capitalista”.

Se muitos a consideram uma obra “datada” sob alguns aspectos, essa nova montagem pretende friccionar Navalha na carne contra a própria pele – a realidade, a experiência e a pesquisa de uma atriz, dois atores e um diretor negros, que vêm construindo suas trajetórias através de uma proposta estética que articule a presença preta na cena e na sociedade contemporâneas:

José Fernando Peixoto de Azevedo, dramaturgo, diretor teatral e professor da Escola de Arte Dramática da USP, foi diretor e fundador do Teatro de Narradores (1997-2017) e colaborador do grupos Os Crespos, além de dramaturgo do espetáculo “Isto é um negro?”; Lucelia Sergio, da Cia Os Crespos (SP); Raphael Garcia, do Coletivo Negro (SP); e Rodrigo dos Santos, da Cia dos Comuns (RJ), grupos que tem extensa pesquisa teatral sobre o tema.
Serviço:
Navalha na Carne Negra
Local: CCSP – Sala Jardel Filho
De 19 de outubro a 11 de novembro de 2018
*Não haverá espetáculo nos dias 27 e 28/10, devido ao período eleitoral.
Temporada: sexta e sábado, 21h; domingos 20h
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 | São Paulo | SP
Telefone: (11) 3397-4002
Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia.
Horário de funcionamento da bilheteria: De terça a sábado, das 13h às 21h30. Domingos, das 13h às 20h30 ou no site da Ingresso Rápido (Acesse…AQUI)
Classificação 16 anos | Duração 60 minutos | Capacidade: 321 lugares