Festa Italiana de Casaluce

0
3578
O evento que reúne 200 voluntários da comunidade na preparação dos festejos conta com mais de 28 barracas de comidas, bebidas e doces típicos italianos ao longo da Rua Caetano Pinto, inclusive com shows gratuitos, todos os dias.

A mais Antiga Festa Italiana da Cidade!!

A festa da padroeira da Paróquia de Nossa Senhora de Casaluce é a mais antiga e tradicional festa italiana da cidade de São Paulo. Acontece desde 1900 no Brás graças à articulação e empenho de paroquianos e voluntários.

A Festa conta com mais de 30 barracas de comidas, bebidas e doces típicos italianos ao longo da Rua Caetano Pinto, inclusive com shows gratuitos, todos os dias do evento.

Devido ao sucesso do ano passado, também nesta edição teremos a Cantina coberta na rua; um espaço reservado para 250 pessoas, que poderão comodamente sentados pedir qualquer comida e bebida das barracas na rua.

Também neste ano teremos duas rápidas apresentações da recém-promovida ao desfile das Escolas de Samba do Grupo especial de São Paulo, a Escola de Samba Colorado do Brás.

Teremos como sempre a famosa brincadeira da Casaluce com vários prêmios. A arrecadação da Festa destina-se à ajuda a organizações de assistência da
nossa região, em prol das pessoas mais carentes; mas também em dar continuidade às obras que estão em fase de projeto em nossa paróquia.

dscf1678História-lenda
A história de Nossa Senhora de Casaluce vem do sul da Itália (sec. XII). Na cidade de Aversa, em um dia de temporal muito forte, uma linda moça negra bateu à porta de um seminário.

Como a entrada de mulheres nestas instituições era proibida, os padres pediram para ela ir a um convento na cidade mais próxima, Casaluce, que significa “Casa de Luz”. As freiras a acolheram e a instalaram em um quarto.

No dia seguinte, as freiras não a encontraram e no seu lugar havia apenas um quadro – era a figura da moça com uma criança nos braços. A partir daí vários milagres foram atribuídos àquela santa.
A Paróquia de Nossa Senhora de Casaluce em São Paulo guarda uma relíquia dessa santa, um quadro vindo da Itália em 1900.

Essa obra fica guardada em local protegido e durante a festa e no Tríduo de Preparação além da própria Procissão em Devoção à Nossa Senhora, no último final de semana da festa, ela é exposta para todos os fiéis, preservando a tradição.
Serviço:
118° Festa Italiana de Casaluce
Sábados e domingos, de 28/04 a 27/05/2018
Horário: Sábados das 18h às 24h e domingos das 18h às 23h
Endereço: Rua Caetano Pinto, 608/618 – Brás
Obras Sociais, Religiosas e de Infraestrutura proporcionadas pela Festa:
Formação catequética para crianças e adultos;
Pastoral da Criança (atendimento a crianças carentes da Região Brás);
Pastoral da Caridade (atendimento a famílias carentes);
Natal das crianças;
Realização de eventos para a Terceira Idade;
Padaria comunitária;
Oficinas de artesanato;
Manutenção da igreja (obras e infraestrutura operacional);
Obras de finalização e melhorias do salão paroquial;
Parceria com a Creche Divina Providência (Rua da Mooca, 60 – Mooca, São Paulo) e com o Arsenal da Esperança (Rua Doutor Almeida Lima, 900 – Mooca, São Paulo) que atendem, respectivamente, crianças carentes e homens em situação de rua;
Manutenção da tradição e cultura ítalo-brasileira de São Paulo.
>>Quer Saber Mais ?(Acesse…AQUI)