Fazenda Lageado – Museu do Café

0
77
O local é utilizado pelos moradores e visitantes para caminhadas, pois tem uma extensa área verde, rio, lagos, pássaros e muita tranqüilidade. Outra opção de lazer no local é o Museu do Café, que fica na antiga casa grande.

Se você for visitar Botucatu, cidade que fica a 250 km de São Paulo, não pode deixar de conhecer a Fazenda Lageado. Ela é uma antiga fazenda de café, que ainda mantém os prédios originais, como tulhas, moinhos, casa grande e hospedaria.

Em 1881 um advogado de Piracicaba comprou a terra e iniciou a plantação de 600 mil pés de café. Com a chegada do café, na década de 1870, veio também à estrada de ferro Sorocabana. A partir de compras de terras vizinhas, Salto, Fazenda Terreiro da Pedra e partes da Fazenda Terceira Água que se configuraram as Fazendas Lageado e Edgardia.

Com o crescimento da fazenda colônias foram constituídas: “Fazendinha”, “Três Casas”, “Colônia Grande”, “Chacrinha”, “Seis Casas”, “Olaria” e “Chafariz”. No auge da produção de café, chegou a ser construído uma estação ferroviária na área da fazenda.

Em 1934, as terras foram compradas pelo Governo, e as Fazendas foram transformadas em Estação Experimental, voltadas para o desenvolvimento de pesquisas agrícolas, e a partir de 1972, tornam-se uma Unidade de Ensino de Nível Superior.

Inicialmente como um Centro de Documentação e Memória, criado em 1988. Passou a utilizar algumas salas da antiga Casa Grande, ao lado do terreiro. A partir de 2006, inserido no projeto de “Revitalização de Uso da Área Histórica da Fazenda Lageado, de autoria do arquiteto botucatuense Guilherme Antonio Michelin, o Museu passa a ser trabalhado como um produto turístico.

Desde então vário projetos são criados e ocorre um crescimento vertiginoso no número de visitantes. Desde 2010 o Museu passou também a trazer exposições. Até fevereiro de 2016 foram 43 mostras de artistas diversos, com destaque para: Romero Britto, Christina Oiticica, Aldemir Martins, Ziraldo, Franco Belli e Osmar Santos.
Confira parte do Documentário sobre a Fazenda realizado pelo Jornalista Andre Godinho

Hoje em dia, a Fazenda Lageado é uma fonte de turismo do município de Botucatu, devido ao Museu do Café e seus aspectos ecológicos. Serve também para piqueniques e caminhadas. Além do mais, a UNESP (Universidade Estadual Paulista) está instalada na Fazenda, cuidando deste patrimônio, sendo uma das universidades de maior renome nacional, com faculdades ligadas à área agrícola.

O Museu do Café funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h, na Rua José Barbosa de Barros, 1.780. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 12h às 17h.
Serviço:
Rua José Barbosa de Barros, 1780, Fazenda Lageado
Botucatu
museudocafe@fca.unesp.br
(14) 3880-7240
Quer Saber Mais ? (Acesse…AQUI)