Esparrama e o Projeto Navegar

0
92

“Navegar – Uma Expedição por Imaginários” é uma exposição interativa sobre o imaginário infantil.

Famoso por realizar intervenções na janela de um apartamento no Minhocão, o Grupo Esparrama, formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra, se jogou em uma grande e audaciosa expedição por São Paulo junto com as crianças.

Em seu novo projeto, o NAVEGAR, o grupo deu início a uma nova linha de pesquisa e processo de criação que envolveu vivências especiais com crianças de três territórios diferentes – CEU Heliópolis, EMEI Gabriel Prestes e Ocupação Hotel Lord Palace – para entender o que elas pensam, sentem e de que forma vivem e mantém sua relação com a cidade.

A partir desse processo de escuta com crianças, o grupo vai criar o terceiro espetáculo do repertório do Teatro na Janela (com previsão de estreia para 2018) e agora, através de uma exposição interativa, faz uma provocação à população e convida o público para também “Navegar”.

“Navegar – Uma Expedição por Imaginários” é uma exposição criada no formato de um grande barco, metaforicamente utilizado pelo Grupo Esparrama para navegar por São Paulo junto com três artistas (Daniel Viana – Poeta, Sissy Eiko – Fotógrafa e Marina Faria – Ilustradora) e descobrir o que as crianças pensam sobre a cidade.

O Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu Teatro na Janela, trazendo a discussão da relação entre arte e cidade também para o público infantil. Com apresentações no Minhocão, o Esparrama é um dos grandes responsáveis por dar cara nova a esta região do centro de São Paulo. Esparramando cores, arte e muito bom humor, o grupo cativou a população local e atraiu olhares de pessoas de diversos lugares, que passaram a incrementar seus domingos de lazer, participando das atividades propostas pelo Esparrama.

Com o projeto navegar, contemplado na 29ª edição do Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o grupo vem promovendo oficinas, temporadas de apresentações e realizou expedições com crianças de diferentes “territórios”, para junto delas, pesquisar o imaginário infantil sobre a cidade. O material que surgiu a partir desta troca de experiências é o que o público poderá conferir na exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”.
Grupo Esparrama na TV Brasil – Abertura da Exposição “Navegar, uma Expedição por Imaginários”

Serviço:
Temporada CEU Casa Blanca – de 20 de novembro a 14 de dezembro.
Endereço: CEU Casa Blanca – Biblioteca Patativa do Assaré – Rua João Damasceno, 85 – Jardim São Luís.
Horário de Funcionamento: De Segunda a Sexta das 08h às 21h/ Sábados das 09h às 16h
Telefone: 11 5519-5245
Quer Saber Mais ? (Acesse…AQUI)