Encontro Literário de São Mateus

0
386
Encontro promovido pela Casa de Cultura São Mateus procura fortalecer e divulgar os escritores de São Mateus e Região

Nos 70 anos do Bairro, casa de Cultura promove Encontro Inédito!

Iniciativa que busca fortalecer e homenagear os Escritores do Bairro e Região na comemoração do Aniversario do Bairro de São Mateus (70 anos) Setembro, bairro celeiro de muitos migrantes nordestinos.

A casa de Cultura juntamente com a Secretaria de Cultura e o Núcleo das Casas de Cultura preparou uma programação especial para o mês de Setembro

Promovido pela casa de cultura são mateus, encontro com escritores do bairro como Luiz poeta e seus Conterrâneos Escritores como: Zé Alencar, Comerciante e escritor com 4 livros lançados, Germano Gonçalves, Sarau Alcova, Pedro Monteiro reconhecido Cordelista e tantos outros.

Buscando emancipar o gosto pela literatura periférica, convidamos escritores (as) da região na intenção de fomentar o trabalho independente destes mesmos, difundindo o gosto pela escrita e leitura em diversas linguagens uma vez que a região de são Mateus é um seleiro de poetas, poetisas, cronistas, narradores e cordelistas.
26733746_1928059970780322_605541268013394577_nSobre São Mateus
Primeiro uma grande floresta habitada por índios, depois uma fazenda da zona leste da capital – a Rio das Pedras. Logo em seguida um grande loteamento criou São Mateus, um dos bairros mais aguerridos de São Paulo.

Em 1946, o italiano Mateus Bei resolveu criar um bairro nobre. Comprou 50 alqueires de terras da tal fazenda e loteou a área.

No inicio, a idéia do imigrante não deu muito resultado, pois ninguém queria morar a quatro horas do centro da cidade. O jeito foi criar facilidades parar atrair moradores compradores: cada família que adquirisse um terreno ganhava 500 telhas e 2 mil tijolos.

São Mateus foi fundado por Salvador Bei, filho do senhor Mateo Bei. A pedido da família foi dado este nome em homenagem ao pai, bem como o nome da principal avenida do bairro. A data de fundação ocorreu em 8 de dezembro de 1948, nesta data o Prefeito em exercício era o Dr. Milton Inprota. E o aniversário é comemorado na data do Patrono do bairro São Mateus em 21 de setembro.

A localização de São Mateus é no extremo oriental da zona leste de São Paulo, distante 22 km da Praça da Sé, marco zero da cidade. A região de São Mateus é composta de 3 distritos: São Mateus, 13km², São Rafael, 13,2km², Iguatemi, 19,6km². Ao norte faz divisa com Itaquera, Vila Formosa e Aricanduva. Ao sul faz divisa com Mauá e Santo André. A leste com Guaianases. A oeste com Vila Prudente.
Serviço:
Encontro Literário São Mateus
Dia:22/09
Horário: das 14h as 20h
Local: Casa de Cultura São Mateus
Endereço: Rua Jose Francisco dos Santos,502 JD. Tiete-São Mateus
>>Quer Saber Mais?(Acesse…AQUI)