Cine Debate na Penha

0
174
Durante o mês de setembro, as duas exibições de filme no Cine Debate serão adaptações de obras literárias

Em setembro o cinema é Literário

O Centro Cultural da Penha traz esse mês uma nova programação gratuita de filmes brasileiros com a temática central do universo da adaptação de obras literárias para o cinema.

O objetivo dessa mostra é realizar uma integração entre cinema e literatura, exibindo adaptações de filmes da literatura brasileira para o cinema. Após os filmes serão discutidos tanto a obra literária quanto o filme e suas semelhanças e diferenças.

Nesse mês serão apenas duas quintas-feiras de programação.
O primeiro filme, no dia 6 de setembro, é “Vida de Menina” dirigido por Helena Solberg e lançado em 2005. O filme Vida de Menina tem duração de 1h45.

O drama conta a história pouco depois da abolição a escravatura e a proclamação da república no Brasil. Nesse período, Helena começa a escrever um diário, que revela seu universo e um país adolescente como ela. Neste diário, a menina debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias.

Uma adaptação do livro Minha Vida de Menina, de Helena Morley, publicado em 1942, escrito com base no seu diário de adolescente.

O livro imediatamente se tornou um grande sucesso, o que deixou a autora perplexa, pois acreditava que aquelas memórias de sua infância na província eram apenas registros que ficariam para suas netas. Hoje o livro se encontra na 19ª edição e já foi traduzido para o inglês (pela poetisa Elizabeth Bishop), francês e italiano.

Ao final a professora de Literatura e Língua Portuguesa do Colégio Santo Antonio de Lisboa, graduada em letras e jornalista, Karina Almeida, abre para discussão sobre o fiilme.

O segundo filme, no dia 13 de setembro, é o clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas” que foi dirigido por André Klotzel e lançado em 2001, a comédia tem duração de 1h42.

O filme é uma adaptação da obra de Machado de Assis. O defunto-autor Brás Cubas decide escrever sobre as passagens mais importantes de sua vida. A ironia e inteligência do livro estão presentes no filme, assim como os costumes e a paisagem do Rio de Janeiro antigo.
Serviço:
Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20 – São Paulo/SP
Período: 06/09 e 13/09/2018 (quintas-feiras)
Filme: Vida de Menina
Data: 06/09/2018 (quinta-feira)
Horario: 19h30
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Local: Teatro Martins Penna
Acessibilidade para cadeirantes

Filme: Memórias Póstumas de Brás Cubas
Data: 13/09/2018 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Classificação: 14 anos
Entrada: Gratuito
Local: Teatro Martins Penna
Acessibilidade para cadeirantes
>>Quer Saber Mais ?(Acesse…AQUI)