12º Encontro de Cultura Caipira

0
707
Todo mês de junho a Fundação Tide Setubal realiza o Encontro de Cultura Caipira, e em 2018 não poderia ser diferente. Entre os dias 29 de junho e 1 de julho, a Praça Morumbizinho, em São Miguel Paulista, receberá o evento. FOTO/Alvimar e Zé Trabuco

Fundação Tide Setubal mostra a cultura nordestina de São Miguel Paulista

Música, dança, comida e artesanato são algumas das expressões culturais que ajudam a contar a história de um povo, de um país, de uma comunidade. Para resgatar esses traços, fundamentais para valorizarmos as nossas origens, nada melhor do que festejar.

É com essa proposta de levar animação e conhecimento que a Fundação Tide Setubal promove a 12ª edição do Encontro de Cultura Caipira, na Praça do Morumbizinho, em São Miguel Paulista, considerado o bairro mais nordestino de São Paulo, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho. “Como parte da reestruturação que a Fundação está fazendo em sua área de cultura, decidimos dar um viés pedagógico maior ao Encontro, mostrando como a cultura caipira está mais presente em nossas vidas do que imaginamos”, afirma Marcio Black, especialista em cultura da Fundação Tide Setubal.

Para isso, a fundação conta com a parceria do C de Cultura, coletivo de músicos que atua na promoção da diversidade cultural. Entre uma e outra atração, o músico, educador e pesquisador Leo Mello apresentará ao público um pouco mais sobre a cultura caipira e dos grupos que subirão ao palco. “Buscamos divulgar para um número maior de pessoas o que entendemos ser a promoção da diversidade a partir da aproximação de artistas que estão no contexto das culturas tradicionais e de artistas que trabalham em um cenário contemporâneo”, conta Mello, um dos fundadores do C de Cultura.

A programação musical do Encontro Caipira valoriza expressões tradicionais da cultura brasileira, em um espaço de interação e integração ao som de violas, acordeons e triângulos. Na sexta-feira, dia 29, o destaque é o Trio Rastapé Flor de Muçambê, trazendo clássicos do forró. O músico Ricardo Vignini e sua viola, no dia 30, vêm com uma mistura de música caipira e ritmos contemporâneos, enquanto o grupo de samba rural Sambaqui mostra como o pagode que conhecemos hoje tem raízes na cultura tradicional do interior de São Paulo. Também no sábado, tem o show de Alvimar e Zé Trabuco, com uma seleção inspirada na cultura caipira tradicional das roças e fazendas do interior de estados como São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Já no domingo, o Trio da Lua apresenta composições do forró tradicional e músicas autorais.

pageAlém de conhecer mais sobre o repertório artístico e novos ritmos que conectam São Miguel às tradições nordestinas e do interior paulista, os participantes vão se deliciar com pratos típicos, como cuscuz, tapioca e carne seca, e brincar nas diferentes barracas dedicadas às crianças. “Essas festas são fundamentais, ainda mais nesse momento em que a gente vive. A rua é um espaço livre gratuito, democrático, de interação, onde a diversidade se expressa, gerando um sentimento de pertencimento à cidade, de cuidado e responsabilidade”, ressalta Leo Mello.

O evento faz parte desde o ano passado do Circuito de Festas Juninas de São Miguel Paulista, uma articulação realizada pela Prefeitura Regional do distrito, a partir da Casa de Cultura de São Miguel, para promover a integração entre os festejos realizados na região e valorizar a cultura popular.
Serviço:
12ª edição do Encontro de Cultura Caipira
Data: 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2018
Endereço: Praça Fortunato da Silveira (Morumbizinho) – Distrito Vila Jacuí, São Miguel Paulista, São Paulo (SP)
Entrada gratuita
Programação
29/06 – Sexta-feira – das 18h às 22h 18h – Abertura 19h – Trio Rastapé Flor de Muçambê 22h – Encerramento
30/06 – Sábado – das 14h às 22h Mestre de Cerimônia: Leo Mello (C de Cultura) 17h30 – Abertura 18h – Ricardo Vignini 19h30 – Sambaqui 20h40 – Alvimar e Zé Trabuco 22h – Encerramento
01/07 – Domingo – das 14h às 22h 17h30 – Abertura 18h – Trio da Lua 20h30 – Trio Rastapé Flor de Muçambê 22h – Encerramento
>>Quer Saber Mais ?(Acesse…AQUI)
Informações para imprensa
CDI Comunicação Corporativa Silvio Moura – (11) 3817-8002 – silvio@cdicom.com.br